quarta-feira, 1 de julho de 2009

CAPITAL NACIONAL DA MOSCA VAREJEIRA



Segundo os mais antigos moradores da cidade de Monte Azul, nunca antes depararam com essa grande quantidade de moscas que tem infestado o centro e bairros da terra de Tião Carreiro.
Como fazemos parte dos que são novatos na cidade, mas não na região, nos surpreendemos quando sentimos na pele a invasão de nossa residência por moscas varejeiras. Basta cozinhar qualquer alimento, principalmente carne e, quando o cheiro exala lá vêm elas. Parece um enxame de abelhas ao se deslocarem aos montes. Interessante então é quando se tem um escapamento de gás na cozinha, o liquefeito de petróleo mesmo, e 5 minutos depois o ambiente esta infestado pelo inseto nojento.
A varejeira faz parte de uma família das califorídeas. Moscas de cor azul verde ou amarelo amarronzado metálico e seus corpos negros. São atraídas por estercos, lixos, chiqueiros, soro de leite, frutas, ou matéria orgânica úmida em apodrecimento.
Ela utiliza a vítima qualquer animal de sangue quente, incluindo o ser humano como hospedeira de sua prole, depositando ovos onde houver alguma ferida aberta. Ao nascerem, as larvas invadem a pele e se alimentam corroendo os tecidos vivos que encontrarem pela frente, devorando até ossos e cartilagens.
As varejeiras raramente são grandes problemas em residências, mas podem incomodar bastante com seu zumbido persistente. Entretanto quando há uma infestação persistente, como é o caso em Monte Azul, isso significa a existência de algum animal morto ou matéria orgânica em decomposição como no lixão local que esta servindo de origem para esses insetos.
O material infestado deve ser encontrado e eliminado para se resolver o problema, e por isso estamos na luta pela retirada do lixão de tão próximo a cidade e que o local do próximo depósito de lixo seja tratado pelas normas vigentes no país. Esta solução é muito mais permanente que o uso de inseticidas para controlar as larvas e adultos.
Quando os alcaides aprenderem a administrar os seus municípios com inteligência e indistinção, aprenderão também que este é o caminho do verdadeiro desenvolvimento municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário