sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CREDENCIAMENTO DE BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS


Aconteceu no salão de reuniões da Câmara Municipal de Monte Azul a cerimônia de entrega da carteira e certificado dos brigadistas voluntários do município.
Os Brigadistas Voluntários foram recrutados na comunidade e integraram grupo que fizeram o curso realizado pelo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Instituto Estadual de Florestas – IEF, ministrado no período de 17 a 19 de fevereiro, com carga horária de 24 horas e estão aptos ao exercício de brigadistas de acordo a Lei Federal 9.608/98 e Lei Estadual 14.082/2001.
Os serviços dos voluntários pode ser solicitado em caso de incêndios nas matas de Monte Azul e municípios visinhos, principalmente no recém criado Parque Estadual Caminhos dos Gerais.
Segundo o engenheiro florestal do IEF e diretor do parque, Alexandre Custódio, nesse ano não foi detectado nenhum caso de incêndio no parque, e por isso os brigadistas voluntários não foram acionados,pois durante o curso, são passadas todas as técnicas que vão orientar os brigadistas a combater os incêndios de forma adequada. “A dinâmica do curso é muito interessante, o conhecimento é passado com muita segurança e é de fácil entendimento”, afirma o gerente.
Segundo Alexandre, a capacitação é feita para voluntários que fazem parte da comunidade, dessa forma, as pessoas levam para o dia a dia as informações repassadas e têm mais consciência ao fazer a queima em suas propriedades.
Após o inicio do período chuvoso os brigadistas e convidados estarão fazendo uma caminhada ecológica de Monte Azul ao Parque Caminhos dos Gerais para comemorar o fato de não ter fogo nas 65 mil equitares que compõem o parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário