domingo, 7 de fevereiro de 2010

Câmara de Catuti elege presidente para 2011.


A atual secretária da Câmara Municipal de Catuti, Alessandra Kelly Leão Alves (PTB), foi eleita nesta sexta-feira (05) para presidir aquela casa no mandato para o ano de 2011.  A eleição aconteceu durante a primeira sessão ordinária de 2010, após uma “manobra” dos vereadores de oposição.
Pegos de surpresa por não se preocuparem com a pauta das reuniões, a bancada de situação registrou uma chapa encabeçada pelo vereador Edivaldo Antunes Lopes, o Divaldo do Barreiro Branco, que perdeu as eleições passadas para presidência da casa e também agora pela segunda vez. Sua chapa teve ainda o vereador Antonio José da Cruz, o Toni de Hergina, para vice e Paulo Alves Martins, o Paulão, para secretário.
A sessão foi tranquila e proporcionou a parlamentar petebista 05 votos favoráveis, ficando a chapa da prefeitura com 04 votos.
A eleição estava prevista para ser realizada em outubro de 2010, mas o grupo de vereadores da oposição decidiu em adiar a data, prevendo interferências do prefeito de Catuti, Helio Pinheiro (PL), no processo, principalmente por ser esse um ano eleitoral.
“O Regimento Interno e a Lei Orgânica diz que a eleição pode ser feita até novembro do ano do atual mandato, então, resolvemos fazer na primeira sessão, pois a gente previa interferência do prefeito mais a frente”, contou o presidente atual, Jose Barbosa, o Duda.
Juntamente com Alessandra, foram eleitos os vereadores Jose Barbosa para vice-presidente e José Aparecido para secretário. A Câmara de Catuti é composta por nove vereadores, sendo que cinco deles,a maioria portanto, fazem oposição à prefeito.
O advogado da câmara observou que o requerimento anunciando a eleição antecipada da Câmara foi publicada no quadro de aviso com a antecedência requerida no regimento e por determinação do atual presidente. A eleição foi feita seguindo à risca o regimento interno da casa. Todos os documentos, a convocação para reunião e o estrito respeito ao que dita o regimento interno,então estamos totalmente acobertados pela maioria e não há, em nenhum momento, nada que tenha ferido o regimento interno da casa.

Mudança de rumos.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catuti para os mandatos de 2010 e 2011 estampam uma mudança muito maior do que a troca de presidentes. O atual prefeito, que na sua eleição tinha garantido 06 vagas das nove existentes, após tentar aumentar sua bancada com a ¨ aquisição ¨ de um vereador eleito pela oposição,Toni de Hergina, arrumou uma situação quente com vereadores de situação e os outros de oposição, ficando sua bancada reduzida a quatro vereadores.
Para garantir a alternância do poder a maioria dos vereadores acharam por bem fazer a eleição neste momento para assumir em 2011, dificultando a articulação e interferência da prefeitura na casa dos vereadores. A eleição estadual também poderia interferir nos ânimos dos vereadores e a eleição agora garante tranquilidade no decorrer do atual mandato.

Um comentário:

  1. olha só a tramóia, esses vereadores estão achando que vão atrapalhar a adm., a população vota em vereador no intuito de que eles fiscalizem o municipio e no entanto trabalham visando as sobras do legislativo... que vergonha para uma educadora em Sandra....

    ResponderExcluir