sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval ruim em Montes Claros contrasta com o de Brasilia de Minas.


 
Destaque da Bramoc: apoio total da prefeitura de Brasília de Minas para o melhor desfile do interior de Minas.
Na tentativa de resgatar o esplendoroso carnaval de rua 22 anos depois, a prefeitura de Montes Claros corre o risco de enterrar uma das mais tradicionais festas populares do país em pleno sertão de Minas. Por falta de organização, criatividade, e por contenção exagerada de despesas ou simples incompetência, a administração Tadeu Leite ofereceu, de sábado a terça-feira, um verdadeiro festival de desrespeito ao público e aos esforçados carnavalescos, no que seria a volta do carnaval de época.
Passando de prefeito para secretário, deste para o adjunto e deste para meia dúzia de xeretas de gabinete, a organização do carnaval de rua pecou justamente pela desorganização... O público, comprimido entre arquibancadas escuras e um fiapo de passeio, compareceu por absoluta falta de opção carnavalesca numa cidade de 360 mil habitantes e polo regional de desenvolvimento. Tudo bem ao estilo de mau gosto e pão-durismo da administração Tadeu Leite, presente em praticamente todas suas obras.
Ao contrário, cidades bem menores, como Bocaiuva, Janaúba, Grão Mogol e Brasília de Minas, deram show de planejamento e participação do poder público. Bandas inclusive da Bahia foram contratadas para manter a alegria dos foliões até o amanhecer do dia. Assim, os moradores não foram obrigados a apenas bater palmas ou vaiar, como acontecia em Moc, sem direito ao ritmo alucinante do samba no pé.
O destaque maior ficou por conta de Brasília de Minas, que colocou na rua todo o luxo e criatividade do verdadeiro carnaval de época. As escolas de samba Bramoc e Jacarezinho capricharam na construção de figurinos, carros alegóricos e composição de alas e baterias, semelhante ao que se faz nas metrópoles. Para isso, a prefeitura deu a cada escola verba de R$ 60 mil, bem mais do que os 7 mil reais liberados em cima da hora pela administração Tadeu Leite, para cada bloco, forçando seus coordenadores a fazer das tripas, coração...

A esperança é de que uma próxima administração não se limite a copiar (mal) o que fez a anterior, só que em época diferente e, por isso, com o nome temporão. Nada diferente do carnaval-bombástico anunciado insistentemente pelo locutor oficial. 
Reginauro Silva, Jornal O Norte 

Algumas fotos captadas pela minha Xeretinha no primeiro dia de Carnaval em Brasilia de Minas 
 
  
Destaque da Bramoc


  
  
  

 
 Armados na rua Coronel Sansão. dois setores de arquimbancadas superlotadas, palanque de autoridades e camarote foram franquiados a população e visitantes em Brasilia de Minas.Uma super estrutura no interior de Minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário