quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nos bastidores da política


Clésio Andrade 
Políticos de vários partidos de Minas Gerais que ficaram engasgados com a superexposição do presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade (PR), em comercial da entidade a partir de hoje estão se deliciando com a noticia que o ex- vice-governador de Aécio Neves no mandato passado e atualmente suplente do senador Eliseu Rezende, está sendo processado por envolvimento no ¨Mensalão Mineiro¨.
Clésio ainda não tinha decidido  qual seria o caminho que pretendia seguir na eleição deste ano, se para deputado estadual ou federal, senado ou governo de Minas. 
O certo é que ele ficou na mídia com muitas chamadas nas televisões e esta estratégia usada para facilitar uma futura negociação, quem sabe até como vice—governador novamente numa das chapas que concorrerão ao governo mineiro poderá ter sido em vão. Embora também possa ocorrer que o mesmo resolva investir ainda mais, e antes de uma possível condenação ele consiga candidatar e se eleger para conseguir um fórum privilegiado como o senador Eduardo Azeredo que é réu pelo mesmo motivo.

Zinga
O ex prefeito de Catuti e atual coordenador do Programa Luz do Bem da Cemig, José Barbosa Filho (PV), o Zinga, depois de pressionado pelo seu grupo político no município, encostou o deputado estadual Arlen Santiago na parede. Depois de duas campanhas fazendo do candidato a deputado estadual majoritário em Catuti Zinga não aceita apoiar a reeleição de Arlen se o mesmo tiver apoio do prefeito Helio Pinheiro. Arlen agora terá que decidir se faz palanque com o prefeito Helio  ou com Zinga. A dificuldade, que poderia parecer obvia na decisão no apoio da ¨máquina¨ da prefeitura, é que Helio esta em franco declínio, mais preocupado em gravar um disco de musicas regionais que administrar o município, enquanto a população chora a falta do ex-prefeito.
Tudo indica que Zinga desistiu também em sua pretensão na disputa de uma cadeira em Brasília, mas com toda certeza não apoiará a candidatura do federal Marcio Reinaldo. Marcio sempre foi majoritário em Catuti, mas dessa vez terá que investir se quiser manter a tradição, pois está no palangue de Hélio.

Anderson Chaves
Das terras gorutubanas saiu a informação que o grupo liderado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Dimas Rodrigues (PMDB) não vai acompanhá-lo em relação ao candidato que pretende apoiar. A mesma fonte revela ainda que o grupo está rachado e já decidiu que vai apoiar o super da Codevasf, Anderson Chaves (PMDB), que vai concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Com esta decisão o grupo quer fazer justiça e retribuir o apoio que Anderson deu na campanha de 2008, na corrida eleitoral para prefeitura de Janaúba, quando o ex-deputado Dimas Rodrigues foi candidato e acabou sendo derrotado pelo então candidato e atual prefeito José Benedito (PT).

Fabricio Diniz
O jovem advogado, filho do falecido deputado federal Fernando Diniz, está firme no objetivo  para conquistar um das cadeiras da Câmara dos Deputados. Informações que correram na região de que ele estaria desistindo de participar da disputa eleitoral foi desmentida por Fabrício Diniz (PMDB) e pelo seu grupo político. A família Diniz acertou todos os detalhes de investimentos na campanha de Fabrício para a eleição deste ano.


Athos Avelino
O grupo político ligado a administração montes clarense de Luiz Tadeu Leite está preocupado com a possibilidade do ex-prefeito Athos Avelino conseguir a liminar para participar da corrida eleitoral rumo ao Parlamento Mineiro. Segundo o comentarista político Arthur Junior a preocupação da turma do paço em relação a Athos Avelino tem fundamento, pois se ele sair do município majoritário, a reeleição do atual alcaide pode ficar comprometida. Para não dizer que a eleição de Avelino pode comprometer o projeto do alcaide local em eleger o seu herdeiro, o Tadeuzinho, ao Parlamento Estadual, conclui o jornalista.

Um comentário:

  1. Na realidade Zinga despencou politicamente em Catuti. A não por um mísero grupo de funcionários que tinham regalias no seu governo. Seria bom se ele fosse candidatar a deputado para ver seu prestígio realmente, principalmente na zona rural de Catuti, onde a população o chama de carrasco. Zinga é apenas mais um que se perdeu na história de Catuti, politicamente ele apenas será mais um...

    ResponderExcluir