sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nova tentativa de fuga é frustrada e termina em rebelião.

Um novo plano de fuga foi descoberto na cadeia pública de Monte Azul. Os presos da cela 4 quebraram a parede que divide a mesma da cela dos albergados. O plano era render o agente penitenciário na manhã de Terça feira de carnaval quando esse viesse a abrir a cela para liberar os presos albergados que estão condenados e cumprem pena indo dormir na cadeia, chegando ás seis da tarde e saindo após as seis horas da manhã. 
O agente penitenciário descobriu o buraco quando esse estava prestes a sair do outro lado, sendo separado da outra cela apenas pelo reboco da parede. Após acionar a policia militar e comunicar o fato ao delegado Mauro Pinho, responsável pela policia civil na comarca de Monte Azul, iniciou-se um trabalho de vistoria e transferência dos presos da cela 4 para a cela 2.
Segundo fonte, no momento em os presos que tentaram a fuga foram transferidos para outra cela eles iniciaram um motim, que para ser contido precisou de mais reforços da Polícia Militar. Com a vistoria foi descoberto também um buraco na laje do teto da cela 1, cujos presidiários tinham escavado até chegar a esteira de vigas entre o reboco e o concreto.
Reforma Forçada.
 Os presos fizeram "barulho" ou um "motim interno" em protesto contra a descoberta da tentativa de fuga e quebraram as camas das celas e ainda colocaram fogo nos colchões.
Na quarta feira teve inicio o fechamento dos buracos e outras reformas na segurança do recinto. Houve remanegamento dos presos nas celas da cadeia local.
Durante os trabalhos a policia civil reforçou o policiamento no local para segurança dos operários e para assegurar que os presos não iniciassem uma nova tentativa de fuga, aproveitando a ocasião. 
Marcelo de Olegário, Gilmar e Buiú, lideres da tentativa de fuga e do movimento, foram transferidos ainda na terça feira para o presídio de Janaúba. Na manhã de hoje, sexta feira (19), segundo o delegado Mauro Pinho, o trabalho de fechar as paredes foi concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário