sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tentativa frustrada de colocar sinal de celular em distrito de Catuti.



A administração municipal tentou, mas não conseguiu colocar o sinal de celular no único distrito de Catuti, a localidade de Barreiro Branco, distante cerca de 25 quilometros da sede do município.
Quando da implantação das torres de celulares feitas pelo governo, onde a operadora VIVO ganhou a concorrência, foi montado uma torre naquele distrito, mas simplesmente para repetir o sinal oriundo de Porteirinha enviado para Gameleiras. Apesar dos protestos dos moradores de Barreiro Branco, os celulares naquele lugar somente funcionam com antenas externas.
Para tentar agradar a população local a administração contratou uma empresa que propôs colocar uma torre com repetidor que captaria o sinal de Catuti e o ampliaria para os celulares no distrito.
Os repetidores celulares tem por finalidade amplificar o sinal em áreas de baixa intensidade,zona com baixo nível de sinal celular. O Repetidor recebe o sinal de uma ERB(Estação Radio Base) repete e amplifica e distribui o sinal,  para uma área de aproximadamente 30 a 60 metros de raio em espaço aberto  garantindo  a utilização dos equipamentos móveis celulares com qualidade. Pelo menos isso é o que prometem.
A aparelhagem custa em torno de 4 mil reais e é oferecida por sites na internet, mas acompanha somente a repetidora e a fonte de alimentação. A torre e a instalação são serviços a parte.
Acontece que a torre foi inaugurada com festa animada com bandas e foguetes, mas nunca funcionou. A festa fez parte dos eventos do aniversário da cidade no final do ano passado mas os celulares continuaram mudos.Segundo os moradores alguns técnicos aparecem de vez em quando, mechem nos equipamentos que não dá sinal de vida.
Além do fiasco técnico, resta saber se a VIVO tem ciência do que está acontecendo e se esse equipamento é homologado pela Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL.
Depois de 13 meses de atuação, o único projeto da atual administração tem a cara da atuação da mesma. Sem planejamento, sem licitação e não funciona.

7 comentários:

  1. Quanto ao licenciamento pela Anatel, todo projeto tem. O valor que foi mencionado é para repetidores de no máximo 50 dbi, atingindo mais ou menos 500 metros em campo aberto. O que foi montado, além de um repetidor tem também um amplificador com 70 dbi e sensibilidade de 55 dbm (que dá em campo aberto uns 3 a 4 Km). Porém em se tratando de sinal de celular, nem mesmo Catuti está com sinal 100%, apresentando falhas diariamente, palavra da própria VIVO. Inclusive foi montado a dias atrás mais uma antena painel setorial para atender a região Sul de Catuti. Falando de administração e celular, a repetidora que se encontra no Distrito de Barreiro Branco foi também um fiasco da administração anterior, uma vez que foi montada em terreno pertencente a prefeitura municipal, agora não sabemos se foi burrice de Zinga em conceder tal feito ou ele recebeu dinheiro na surdina para ceder o terreno. No projeto enviado a Câmara Municipal, está claro que o sinal celular seria colocado no Distrito, porém não foi isso que aconteceu. Na época, Zinga tinha minoria na casa, talvez foi um ártifice que ele usou para que o projeto de "doação" do terreno fosse aprovado. Infelizmente os vereadores não tinham conhecimento de que a Lei dos celulares, do governo estadual era para colocar sinal apenas em cidades e não em distritos. Já está pronto para ser protocolado no ministério público uma ação contra a VIVO. O povo quer saber se o terreno foi doado ou comprado, se doado, a VIVO será obrigada a retirar a antena ou disponiblizará o sinal. Se foi comprado, o responsável pela venda deverá devolver o dinheiro aos cofres públicos. Burrice ou ladruagem de ZINGA, eis a questão

    ResponderExcluir
  2. olá, eu moro no distrito de Machado Mineiro, faz parte do municipio de Aguas Vermelhas, aqui em Machado Mineiro, ta acontecendo o seguinte: o atual prefeito, deixou a desejar nos quatro anos de sua administraçao, passamos vergonha quando vem alguem de fora da cidade, sabendo da insatisfaçao geral da populaçao, do segundo maior cartorio eleitoral do minicipio, ele tirou uma carta da manga: está inaugurando agora, a um mes das eleiçoes uma torre de celular,para enganar os troxas com serviço de ultima hora, agora fica a duvida será que esse sinal é legalizado, ou é apenas um repetidor de sinal, vindo de alguma cidade vizinha, quem puder me ajudar se tiver alguma informaçao, sobre o assunto, fico muito grato.

    ResponderExcluir
  3. Muitos estão tentando achando ser simples e fácil instalação, infelizmente não é bem assim, da muito trabalho e ainda que consigamos colocar 70 % do sinal no povoado ou distrito onde nunca existiu nada as pessoas acham ruim, não sabendo eles que vai depender da chegada do sinal para uma boa repetição, as pessoas não entendem e só criticam o trabalho, certo que a muitos picaretas como disse achando ser fácil e simples, colocam a torre de qualquer jeito e acha que vai funcionar e não é bem assim so para ganhar o dinheiro e se mandam do lugar sem deixar rastros, valorizamos os verdadeiros profissionais e relacionado as operadoras elas não tem interesse de colocar sinal em lugares como cidades, distritos e povoados pequenos abaixo da cota de renda delas

    ResponderExcluir
  4. De cara da pra ver alguns erros basicos. Existe um minimo de isolação entre a doadora e a repectora, e este mínimo aí não esta estabelecido. Tambem pelo tamanho da caixa hermetica, não acredito que o repetidor seja lá essa grande coisa. Existem antenas de ganho maior para essas distancias e repetidores melhores.
    Caso queira contactar para maiores informações de repetidores, é só ligar no 85-9621-7065.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo para atender u pequeno povoado com um sinal de chegada na antena de -80dbm qual equipamento precisaria?

      Excluir
  5. trabalho com repetidores homologados e tenho equipe técnica experiente
    pela foto analisei q as antenas tanto a doadora como a receptora ambas estão com o mínimo espaço de isolação recomendadas também temos q analisar que o sinal de entrada tem q ser no mínimo -70dbm e repetidor com ganho acima de 85db para funcionamento adequado de repetição em área outdoor.
    qualquer duvidas email-ctiseaba@hotmail.com cel 7592428538 João filho

    ResponderExcluir
  6. www.top-bahia.com empresa com 20 anos de mercado e com todos os aparelhos homologados pela Anatel e com equipamento de analise de sinal acoplado em drone para maior eficiência e eficácia do projeto final. Atualmente trabalhamos até para operadoras. Contacte-nos tel 77 981028095 Antonio

    ResponderExcluir