segunda-feira, 11 de abril de 2011

CCVEC de Montes Claros precisa de voçe.

No Centro de Convívio e Vivência Educacional Espírita Cristã Professor Luiz Flávio Pereira são atendidas crianças de 2 a 10 anos.
O Centro de Convívio e Vivência Educacional Cristã Professor Luiz Flávio Pereira é
uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1986 pelo professor Luiz Flávio Pereira. Mais de 20 anos depois, o Centro está em plena atividade, atendendo a 278 crianças que vivem em situação de risco.
Paula Pereira é jornalista e atual diretora da instituição. Filha de Luiz Flávio Pereira, com sua morte (ocorrida em julho de 2010) ela “herdou” a responsabilidade de dirigir o Centro de Convívio. “Pouco antes de falecer, ele me pediu para assumir o trabalho”, ela conta. “Mas, assim como mais da metade dos funcionários daqui, eu também sou voluntária”, ela esclarece.
Paula explica que o CCVEC funciona graças a esse trabalho voluntário e a doações de pessoas físicas e de empresas parceiras. Também existe um convênio com a prefeitura, que fornece funcionários (professores e serventes) para a instituição. Além disso, grande parte da alimentação servida aos alunos (são 4 por dia) são produzidas pela agricultura familiar.
No Centro de Convívio são atendidas crianças de 2 a 10 anos de idade, todas vivendo em situação de risco. Elas chegam por volta das 7 horas e só saem depois das 16. Lá elas têm aulas de ensino infantil e fundamental, além de receberem assistência dentária e psicológica. Também participam de aulas de capoeira e natação.
Segundo Paula Pereira, o CCVEC exerce um papel fundamental para melhorar a vida da comunidade. “Além de tudo o que fazemos aqui na instituição, também temos uma equipe de assistentes sociais que visita as famílias das crianças, buscando auxiliar no que for possível”. A diretora explica que já vivenciou situações das mais absurdas. “Havia uma criança que frequentava as aulas aqui e nós descobrimos que a própria mãe a colocava para beber cachaça e fumar maconha”, horroriza-se.
Paula Pereira explica que qualquer pessoa que quiser oferecer ajuda é bem-vinda ao Centro de Convívio. “O primeiro passo para ajudar”, diz, “é conhecer a instituição. Após uma visita, a pessoa interessada saberá a melhor maneira de colaborar. Às vezes, mais importante que uma doação em dinheiro é se oferecer para ficar um dia na cozinha, por exemplo”, afirma a diretora.
O endereço do Centro do Convívio e Vivência Educacional Cristã Professor Luiz Flávio Pereira é na Rua Guiana Holandesa, 2.201 – bairro Dr. João Alves.
Telefone para contato é 3213-1520. (DM)
Gazeta Norte Mineira

Nenhum comentário:

Postar um comentário