quinta-feira, 9 de junho de 2011

Deputado lança projeto ferroviário pioneiro

29 anos depois, a Bahia vai ter um trem de passageiros percorrendo as (praticamente esquecidas) ferrovias baianas. Não um trem qualquer, mas um trem turístico cultural. Inspirado na figura do inesquecível Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", que para cruzar o Brasil do nordeste ao sul fazia o percurso quase sempre de trem porque morria de medo de avião, o deputado federal Luis Argolo está criando o Projeto Transbaião, um trem Turístico cultural, com música e história a bordo. Um trem que vai homenagear o velho Gonzagão, que estaria completando 100 anos em 13 de dezembro do ano que vem.
Ele vai percorrer as principais cidades do recôncavo baiano - 13 no total - numa viagem pelo tempo. Para se ter idéia do que isso represente, o último trem de passageiros a interligar municípios baianos se aposentou em 1982. De lá para cá restaram apenas os de carga e, ainda assim, de forma precária.
A viagem inaugural acontece nesta terça-feira, dia 14 e parte de Simões Filho, por volta das 9,30 horas da manhã indo até Camaçari, primeira cidade a receber o Transbaião, num percurso de aproximadamente duas horas, cumprindo um dos trechos da viagem que tem um trajeto total de 272 km ligando São Felix a Entre Rios.
O Projeto TRANSBAIÃO – “A Cultura Viaja Aqui” foi totalmente idealizado e implantado pelo deputado Luiz Argolo, PP, e visa oferecer à Bahia, aos baianos e aos que nos visitam uma viagem pelo tempo, embarcando num trem turístico cultural, como ele define a iniciativa. E foi com esse pensamento que Argôlo chegou a Brasília no começo do ano e em menos de seis meses de mandato parlamentar na capital federal está conseguindo o que muitos políticos não conseguiram em vários mandatos: colocar, 29 anos depois, um trem de passageiros nos trilhos na Bahia, para cortar o recôncavo numa viagem pelo tempo em homenagem a memória e a obra de Luiz Gonzaga e tudo que representou para o Nordeste e para a cultura brasileira.
O projeto foi concebido para homenagear o centenário de Gonzagão, nascido na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, hoje Pé de Serra, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco e que estaria completando 100 anos em 13 de dezembro do ano que vem. Mas na esteira da homenagem de Argôlo, uma visão ainda mais abrangente da realidade da região: reascender o transporte ferroviário baiano, que há muito deixou de ser prioridade. Vale reforçar que o último trem de passageiros a interligar municípios em solo baiano se aposentou em 1982, quando Argôlo tinha apenas dois anos de idade. De lá para cá restaram apenas os de carga e, ainda assim, de forma precária.

Os baianos não dormiram no ponto e rapidamente viabilizaram seu projeto com o empenho de um único parlamentar. E ainda há quem diga que os baianos são preguiçosos.
Onde estão os parlamentares de Minas que falam de trem, de saudades de trem, mas não movem uma palha para sua reativação?
Esse trem na Bahis em provar que todos os deputados mineiros, estaduais e federais, são um bando de mentirosos e querem somente votos ou são incompetentes.  
Para mim, Alberto, são todos incompetentes mentirosos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário