quinta-feira, 23 de junho de 2011

Minas poderá ganhar mais duas regiões metropolitanas


Proposta de Montes Claros já foi desarquivada e tramita na Assembleia.
Parlamentares do Norte do Estado e do Triângulo Mineiro retomaram o debate sobre a criação de novas regiões metropolitanas (RM) em Minas Gerais. O tema voltou à tona entre os deputados com a recém criada Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana, no início do ano.
A proposta para a criação da região metropolitana de Montes Claros já foi desarquivada pelo deputado estadual Luiz Henrique Maia Santiago (PSDB) e, agora, aguarda parecer da Secretaria de Gestão Metropolitana para dar sequência à tramitação do projeto. A bancada de deputados estaduais planeja, em breve, viabilizar um estudo técnico e desarquivar o projeto que cria a região metropolitana do Triângulo Mineiro.
Para o deputado Luiz Henrique, a ideia é integrar as ações de desenvolvimento de 11 municípios que estão no entorno de Montes Claros. Segundo ele, a criação da área metropolitana poderá resolver alguns problemas antigos da região e proporcionar um crescimento planejado dos municípios. "Com a região metropolitana teremos um plano de desenvolvimento integrado que vai facilitar as políticas voltadas para a saúde, educação, distribuição de água e transporte, além de para melhorar o sistema de telefonia nas cidades", disse.
Deputado Luiz Henrique
O deputado admite que algumas exigências da legislação que estabelece os critérios para a implantação da região metropolitana não estão atendidas, mas ele garante que vai mostrar que é possível a criação da RM de Montes Claros. "Lá não há conurbação, ou seja, não há ocupação urbana interligada entre as cidades, mas a região possui um grande movimento pendular da população", explicou.
Ainda de acordo com o parlamentar, a proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas e agora aguarda um parecer da Secretaria de Gestão Metropolitana para que se possa realizar um estudo técnico na região.
Para o deputado estadual Arlen Santiago (PTB), Montes Claros é uma cidade que cresceu muito nos últimos anos "e tende a crescer ainda mais". No entanto, ele acredita que, para se tornar uma região metropolitana falta muito. "A ideia me parece meio precoce, pois a maioria das cidades fica muito distante, não há conurbação", afirmou.
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário