domingo, 28 de agosto de 2011

No Brasil tem universidades que não são universidades


O Conselho Nacional de Educação tem um relatório que revela que quase 40% das universidades públicas e privadas não atendem aos critérios legais para operarem como universidades. De 184 instituições de ensino superior, 67 não apresentam o mínimo de três programas de Mestrado e um de Doutorado, exigências para a instituição alcançar status de universidade. E 15 delas não têm sequer UM programa em funcionamento. O estudo foi feito pela Câmara de Educação Superior do CNE e levou em consideração dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A pergunta é: Quem vai processar instituições que se vendem no mercado do ensino superior como universidades, sem serem de fato universidades?
Está passando da hora do MEC intervir neste mercado persa que se transformou a educação superior no Brasil. A resolução Nº 3, do CNE, de outubro de 2010, determina pré-requisitos para que um instituição possa se classificar como universidade. Mas, a resolução deu um prazo até 2013 para que as fábricas de diploma se adeqüem. A partir de 2013, a exigência aumenta. Os pré-requisitos para status de universidade incluirão quatro Mestrados e dois Doutorados, com período de adequação até 2016.
A atual exigência chega a ser ridícula e ainda assim muitas instituições não preenchem os pré-requisitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário