quinta-feira, 8 de março de 2012

Blogueiros são cobrados por postar vídeos musicais do YouTube

Priscila Fonseca
Os blogueiros agora estão sendo cobrados por postar qualquer vídeo do YouTube,  informa o 'Link', do site do Estadão. De acordo com o veículo, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável por direitos autorais, é quem está fazendo as cobranças, avaliadas em até R$ 325 mensais.
No ano passado, a empresa assinou contrato com o Google para receber pelos direitos autorais de vídeos musicais que circulam na rede e afirmou que tudo que for “retransmissão musical” será cobrado.
Mariana Frioli, do blog ‘A Leitora’, recebeu o contato de um estagiário do Ecad, que enviou um formulário, via e-mail, com a descrição “cadastro de mídias digitais”, usado para fazer a cobrança. Mariana foi localizada após a postagem do trailer ‘Delírios de Consumo de Becky Bloom’.
“Perguntei porque teria que pagar se eu não fiz upload e meu blog é pessoal. O rapaz disse que, de acordo com o Ecad, retransmissão tem que ser paga, independentemente do Ecad já ter recebido do YouTube”, contou.
O Ecad alegou que houve violação de direitos autorais e que, nesse caso, foi necessário o contato. “O blog foi captado em um trabalho rotineiro e recebeu o contato. Como dito anteriormente, caso haja execução pública musical, há obrigatoriedade do pagamento da retribuição autoral”, informou a entidade, por meio da assessoria de imprensa.

Um comentário:

  1. EU CONTESTO PORQUE O MEU VÍDEO NÃO COLOQUEI COMO PUÚBLICO ATÉ PORQUE SÃO FOTOS PARTICULARES CASEIRAS MINHAS QUE PRETENDO MOSTRAR APENAS A FAMLIÁRES E AMIGOS NO MEU MSN E NÃO PARA MUNDO.MESMO ASSIM O YOUTUBE BLOQUEOU NEM MESMO MEUS AMIGOS PODEM VER,E TAMBÉM APROVEITO PRA ENFATIZAR QUE OS ARTISTAS DEPENDEM DE NÓS PAA FAZEREM SUCESSO PORQUE SE NÓS NÃO GOSTARMOS DAS MUSICAS AS TRILHAS SONORAS IRÃO PARA AS GAVETAS.ESTAS PROIBÇÕES ESTA CAUSANDO REVOLTA NAS PESSOA.

    ResponderExcluir