terça-feira, 10 de abril de 2012

2º Fórum Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos de Montes Claros tem data marcada.

Depois da primeira edição, com discussões, debates e mobilização social, o II Fórum Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos já tem data marcada. Acontece no dia 19/04, de 8h às 12h com local a ser definido.
Cerca de 200 pessoas participaram da primeira edição do Fórum Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, que aconteceu no auditório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ICA), em Montes Claros-MG. Além de universitários de zootecnia e áreas afins, participaram representantes da sociedade civil e presidentes de várias Ong’s quem fazem defesa animal na região, entre elas Amigos do Bicho, Apelo Canino, Instituto Vida Animal (IVA).
Também estiveram presentes representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV/Z), bem como pessoas ligadas às questões de cuidado animal que trabalham no anonimato, representantes da UFMG e do IBAMA.
O professor doutor da UFMG e coordenador do Fórum, Délcio Cordeiro Rocha, fez um balanço do evento é considerou “importante a discussão, uma vez que queremos montar um Conselho Gestor Municipal de Bem-estar Animal”.
Durante o evento foi apresentada proposta de Centro de Triagem, que englobará todos os serviços de atendimento animal hoje na região. “O maior
ganho do evento foi a junção de pessoas voltadas para a mesma causa. Conseguimos conduzir o evento de maneira eficaz, porém sentimos a ausência de gestores municipais, o que inviabilizou a criação do Conselho Gestor”, destaca Rocha.
Novas discussões
Questões como a criação de um Centro de Triagem, postos regionais para cães e gatos e castração para controle da população animal foram levantadas. Segundo aponta um levantamento feito pelo professor Délcio Rocha, uma cadela gera de 1 a 14 filhotes em um ano. Em seis anos tem-se uma população de 6 mil animais nas ruas da cidade. “Não há como não discutir essa questão. Precisamos, portanto, criar esse conselho gestor para definirmos estratégias eficazes para que esse controle se torne efetivo não só em Montes Claros, mas em toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário