quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ministério Público instaura inquéritos civis contra Hélio Pinheiro, prefeito de Catuti.

Um dos inquéritos é pela morte dos quilombolas que se apresentariam nas Festas de Agosto em Montes Claros.
Hélio Pinheiro
O prefeito Hélio Pinheiro da Cruz Júnior, do município de Catuti, teve em seu desfavor Inquérito Civil Público, referente a suposta prática de Improbidade administrativa representado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
O Promotor Ali Mahmoud, da comarca de Porteirinha, pela portaria MPMG 0522.12.000013-1, instaurou procedimento a fim de apurar possíveis irregularidades na manutenção dos veículos utilizados no transporte público da cidade de Catuti. Tal representação se deu após recebimento pelo MP do relatório final da comissão parlamentar de Inquérito instaurado pela Câmara de vereadores, presidida pelo vereador José Barbosa Neto, o Duda, e que tem como relator o vereador Zé Aparecido e Alessandra Kelly como membro. A CPI foi criada para apurar as causas e os culpados pelo acidente automobilístico ocorrido no dia 20 de agosto de 2011, onde morreram de nove quilombolas deixando onze feridos.
O acidente
Veiculo, desviado da educação, transportava quilombolas para festa.
Por volta das 14:30h daquele fatídico dia o veículo Mercedes Benz Sprinter, tipo micro-ônibus placa GTM 9191, de propriedade do município de Catuti, que levava remanescentes de quilombo para apresentação nas festas de agosto na cidade de Montes Claros, soltou roda dianteira do lado do motorista e saiu da pista na MG 122, km 192, e bateu nas arvores.
Após soltar a roda o veículo invadiu a pista contrária e passou a capotar, girando sobre seu eixo por diversas vezes, e, por ter a porta dos passageiros arrancada, foram arremessados os nove que vieram a falecer no local. O laudo técnico da polícia civil, nº 700/2011, constatou que havia poucos cintos de segurança em condições de uso e que nenhum deles estava sendo usado na hora do acidente. As vitimas fatais, em sua maioria, tiveram fratura craniana e fraturas generalizadas.
Segundo o mesmo laudo pericial o veiculo, após soltar a roda, perdeu a direção e capotar, bateu por duas vezes no solo, e após o segundo impacto foi jogado a cinco metros e oitenta e sete centímetros de distancia e durante toda essa trajetória foi arremessando corpos no asfalto e acostamento, sendo que o último ficou embaixo da Van.
A CPI
A comissão convocou para audiência o chefe do departamento municipal de obras, viação e urbanismo, Sr. Edson Soares Lopes, para esclarecer quanto a manutenção do veículo e a superlotação do mesmo, que sendo apropriada para 16 passageiros estava com vinte. O Sr. Edson somente se prontificou a ir a audiência após a segunda convocação.
Ouvido durante reunião ordinária da Câmara, de maneira vaga e conforme previsto, como consta nos anais da CPI, o Sr. Edson esquivou-se de qualquer responsabilidade, alegando que a responsabilidade pelo departamento é do supervisor Delermando Antunes,e não do chefe. A comissão apurou que Delermano é auxiliar de mecânico e recebe salário como tal, e não supervisor como alegado pelo seu chefe imediato. Nesse jogo de empurra-empurra o prefeito não esclareceu quem é o responsável pelo departamento, mas ficou claro que quem assina e recebe para isso é o Sr.Edson.
Após as audiências e analises documentais, entre eles o laudo da policia Civil, a CPI decidiu que o acidente foi causado pelo desgaste mecânico e falta de manutenção adequada do veículo, agravado pelo excesso de passageiros. Foi requerido ao MP a punição do prefeito Hélio Pinheiro por improbidade administrativa.
Mais Inquéritos contra Hélio.
Com a mesma data do inquérito para instaurar irregularidades na manutenção dos veículos utilizados no transporte público da cidade de Catuti, 27 de março de 2012, o MP, através da portaria MPMG 0522.12.000012-3, fez representação para apurar possíveis irregularidades em processos licitatórios no mesmo município.
Tal representação é o resultado de denuncias feitas ao ministério público pelo autor desse blog e iniciou em matéria sobre um acidente onde a primeira dama bateu o carro do gabinete do prefeito (veja aqui), e nesse mesmo espaço denunciamos que o irmão do prefeito, Sr. João Marcos Pinheiro, contrariando a Lei de Nepotismo que proíbe contratação de parentes em até terceiro grau, era o responsável pelas licitações feitas pelo departamento de compras do município, embora quem assinasse era o servidor público Lino de Freitas. Oficializada a denuncia o promotor ouviu testemunhas e decidiu pela instauração do inquérito contra o prefeito.

Acompanhe todos os processos contra Hélio Pinheiro clicando AQUI .

4 comentários:

  1. Isso é um ciclo vicioso q nao tem fim ... qualquer um que entrar ali vai roubar,vai usar o dinheiro publico pra beneficio proprio, e a populaçao ainda vai aplaudir de pe,é igual cozinha de restaurante,melhor nem ver a sujeira q tem por tras se nao vc nao come

    ResponderExcluir
  2. isso e mentirada mosso voce nao tem coragem de falar a verdade seu boca de charrete!!se o prefeito presisace roubar ele era ladrao ele esta prefeito para administrar, e essas pessoas morreram foi um acidente por q todos eram amigos dele.para de falar da vida dos outros e vai cuidar da sua seu intrometido!!!toma vergonha na sua cara voce precisa de um gato pra cuidar das vidas dele e deixar a dos outros em paz!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Um baba ovo ofendido. Dá pena desses coitados...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir