segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeito de Montes Claros inclui asfaltamento da rua do Instituto Federal no pacote eleitoreiro após reportagem da InterTV.

O Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG em Montes Claros, fundado em dezembro de 2008, funcionou em sede provisória na Fundação Irmã Dulce, bairro Cidade Nova, com cursos técnicos.
Mesmo inacabado o campus Montes Claros iniciou as atividades letivas nesse ano de 2012 no dia 5 de março em seu campus permanente na Rua Dois, nº 300, Village do Lago I. Começou nesse ano com três turmas de 40 alunos cada, sendo duas de ensino médio integrado e uma de ensino superior. As duas turmas de ensino médio profissionalizam se em Química e Informática e o curso superior é em engenharia química. As três turmas teriam aulas nas manhãs e tardes.
Em reunião de país e responsáveis pelos alunos do ensino médio no mês passado os pais presentes abordaram, além das condições do campus, a distancia do local escolhido para a construção e a precariedade da rua de acesso. Foi colocada por uma mãe de aluna que a imprensa deveria ser acionada para mostrar essa dificuldade, mas o reitor Paulo César Pinheiro de Azevedo disse que tinha reunido com o prefeito Tadeu Leite e reivindicado o asfalto. Na saída alguns pais de alunos, descrentes com a administração e reitoria, resolveram solicitar a pauta a InterTV, que foi ao local e mostrou a poeira da rua e entrevistou alunos e país que enfrentavam o pó e os buracos para levarem seus filhos á escola. Os ônibus urbanos não chegam até a porta do instituto, pois a empresa alega não rodar por ruas de terra. Os estudantes tem que ir caminhando por alguns quarteirões até chegar a escola, fato que incomoda também os pais dos estudantes que não se conformam com a situação.
A reportagem, assistida pelos moradores do bairro que gostaram da iniciativa, parece ter incitado ao alcaide a colocar a rua no pacote de asfaltamentos que acontecem em anos eleitorais em Montes Claros, segundo os pais de alunos e moradores que assistiam no local os trabalhos realizados pela empreiteira contratada para o serviço de pavimentação. O asfalto que está sendo feito ligara a portaria do educandário a via que dá acesso ao Village I, avenida Rui de Albuquerque.A promessas que mais duas ruas seriam asfaltadas para que o ônibus coletivo urbano possa atender aos alunos do IFNM e aos moradores do bairro.
O pacote foi assinado na quarta-feira(02), e o prefeito anunciou que renomeou a rua em homenagem a um dos primeiros moradores do bairro, Eustáquio Loyola. Vale informar que quem nomeia rua são os próprios moradores que propõem o novo nome a câmara municipal, que deverá aprovar ou reprovar o projeto.
Deficiências ainda prejudicam IFNM Montes Claros.
O campus do Instituto Federal, campus Montes Claros está ainda adaptando seu funcionamento e os primeiros alunos do educandário estão sendo prejudicados. A própria localização do instituto é comprometedora, pois está sendo construído em uma baixada, as margens de um córrego, e segundo alega os moradores esta seria uma área de preservação, tanto que o campus não tem nenhuma construção vizinha ¨de cerca¨, somente mata.
Houve problemas com construtoras e no final a obra foi entregue inacabada, somente com pavimentação de metade da rua interna que interliga os prédios, além dos estacionamentos que também não receberam piso.
No instituto que propõe o ensino médio integrado com química, além de um curso superior de engenharia química, chega ao meio do ano letivo sem que o laboratório esteja funcionando. As aulas do ensino médio que inicialmente funcionariam nas manhãs e tardes durante toda a semana hoje somente funcionam um dia por semana a tarde, prejudicando o ensino.
Os alunos do ensino médio estão fazendo educação física em uma quadra de escola municipal a três quadras do instituto, sendo que o ginásio do IFNM não tem previsão de inicio das obras.
O refeitório do instituto está, precariamente, sendo ponto de venda de uma vendedora ambulante de salgados. A direção disse que está abrindo licitação para empresa de alimentos que dará funcionamento pleno ao refeitório, inclusive com refeições para alunos e funcionários.
Desses itens, somente a licitação do refeitório foi colocado aos pais de alunos na reunião, e a direção, ao que nos parece, esconde os problemas vividos pela instituição. Se outros campus do IFNM estiverem a passos de tartaruga como o campus de Montes Claros é melhor que haja revisão e remodelamento de todo o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário