quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rússia apresentou foto da Terra de resolução sem precedentes

Por meio de satélite russo foi feita uma fotografia da Terra a partir do espaço com a maior resolução da história. 
A câmera a bordo da Elektro-L, um satélite meteorológico geoestacionário, lançado em janeiro de 2011, com uma altura da órbita de 36,000 km acima do equador, fez uma  impressionante foto da Terra com uma resolução de 121 megapixels.
Este é o primeiro satélite metereológico russo nesta órbita. Antes disso, os meteorologistas russos eram obrigados a usar dados dos satélites americanos e europeus para previsão do tempo. 
O Elektro-L №1 fez a filmagem da Terra na faixa visível e de infravermelhos, permitindo a observação de fenômenos e processos naturais na superfície do planeta. Ao combinar os diferentes comprimentos da onda de luz, essas imagens adquirem grande riqueza e expressividade.
Fonte: Voz da Rússia

Um comentário:

  1. É de impressionar, mas russos são russos. Quase tudo que vem de lá é bom! Em se tratando de sensoriamento remoto é uma resolução muito alta. Provavelmente são sensores CCD. Devemos levar também em conta o software de manuseio destas imagens. No Brasil temos o CBERS-2 com sensor CCD, porém com resolução muito menor e um software desenvolvido pelo INPE o "Spring! !

    Abraços...

    Lúcio - Professor de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

    ResponderExcluir