domingo, 11 de novembro de 2012

Barragem do Tremedal em Monte Azul recebe serviço de desassoreamento urgente.


O crescente período de estiagem e o assoreamento da barragem do Rio Tremedal em Monte Azul colocou a população dessa cidade no extremo norte de Minas em situação difícil quanto ao abastecimento de água. A cada período de seca a situação vem se agravando, levando a empresa de abastecimento, Copasa, a misturar água de poços artesianos e mesmo assim fazer racionamento.
Para assegurar maior quantidade de água disponível a Copasa contratou a empresa Minas Bahia Construções para fazer o trabalho de desassoreamento da barragem do Rio Tremedal, ou seja, retirar a terra, areia e outros sedimentos do fundo da barragem. Os trabalhos tiveram inicio retardado em cerca de 60 dias. A empresa contratada teve antes que cuidar da documentação junto aos órgãos ambientais.
Iniciado os trabalhos a menos de 15 dias e para recuperar o tempo perdido a Minas Bahia Construções colocou mais máquinas na obra. Uma retroescavadeira de grande porte e uma pá carregadeira, além de caminhões basculante. A cota que normalmente seria a retirada de 50 caçambas de sedimentos por dia, passou para 150.
Máquina de grande porte corre risco ao ficar atolada na barragem.
A agilização dos trabalhos não foram suficientes e o período chuvoso chegou e a empresa decidiu parar os trabalhos. Como as chuvas diminuíram resolveu-se o retorno das atividades evitando o fundo da barragem, mas com a chuva fina e o atoleiro que se formou segurou a pá carregadeira. Ao termino do dia de hoje, 11/11, ainda continuavam a tentativa de retirar a máquina que corre o risco de ser encoberta pelas águas s e chover a noite, como está previsto.
Situação critica da barragem. Árvores encobertas voltam a serem vistas
 Com Informações e fotos do site monteazulmg.com.br e Thaylon Rander

Nenhum comentário:

Postar um comentário