sábado, 1 de dezembro de 2012

Mineroduto no Norte do Estado motiva debate na ALMG


Audiência pública sobre o tema acontece nesta quarta-feira (5), às 10 horas, no Teatro.
As Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reúnem, nesta quarta-feira (5/12/12), em audiência pública que vai debater a construção de mineroduto na região Norte do Estado, em especial nas regiões de Grão Mogol, Salinas e Rio Pardo de Minas. A reunião está marcada para às 10 horas, no Teatro.
O deputado Carlos Pimenta (PDT), autor do requerimento que motivou o debate, afirmou que, inicialmente se posicionou contrário à construção do mineroduto, levando em conta a preocupação com a falta de água devido à seca que castiga a região. Segundo ele, a obra demandaria água suficiente para empurrar milhões de toneladas de minério de ferro até o Porto de Ilhéus, na Bahia. “Não sou contra a construção. Reconheço as vantagens e o desenvolvimento da obra irá trazer. Meu questionamento é sobre a forma como está sendo conduzido um projeto dessa grandeza sem que tenhamos informações por parte das empresas”, disse.
De acordo com o deputado, não existe esclarecimento sobre a construção da barragem, que também foi anunciada para o represamento de água; o local da barragem; os benefícios da obra, os projetos de irrigação e assentamentos sociais de pessoas; informações sobre geração de empregos; qualificação profissional dos trabalhadores; e sobre os programas de transportes pesados que acontecerão na região e que deverão danificar estradas recém asfaltadas. “Não podemos cruzar os braços diante de qualquer movimento para essa construção. Estarei de prontidão para impedir qualquer tipo de ação sem discussão e garantias de que será bom para a população do Norte de Minas”, concluiu.
Convidados Foram chamados para o debate o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Fonseca Furquim Werneck; o superintendente Regional do Dnit/MG, José Maria da Cunha; o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Valmir Morais de Sá; a diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo; o diretor-geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes; o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira; o diretor de Relações Institucionais da Sul Americana de Metais S.A., Geraldo Magela Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário