terça-feira, 5 de julho de 2016

“Vou contar detalhes para a Justiça”, divulga Jorge Kajuru ao reaparecer


O jornalista Jorge Kajuru (reprodução)
A notícia de que o jornalista Jorge Kajuru estava desaparecido agitou a imprensa no domingo, 3. Sites repercutiram o sumiço, divulgado no Twitter pela equipe do comunicador. Ao decorrer do dia, internautas demonstraram preocupação com o paradeiro desconhecido do apresentador que já comandou programas em rede nacional na Band, Rede TV, no SBT e Esporte Interativo. No início da madrugada desta segunda-feira, 4, mensagem postada aparentemente pelo profissional deu a entender que ele foi localizado.
“Vou contar detalhes para a Justiça e sem show”, informou o comunicador em tuite. No microblog, ele não comentou o desaparecimento, apenas afirmou que iria “depor tudo” aos “doutores Krebs e Mário Lúcio”, aparente referência aos promotores Fernando Krebs (do Ministério Público do Estado de Goiás) e Mário Lúcio de Avelar (do Ministério Público Federal em Goiás). Nas mensagens pós-retorno, Kajuru agradeceu a Deus, a três policiais e citou os nomes de alguns colegas. Ele também reforçou o apoio recebido de “amigos da imprensa”.
Entre os amigos da imprensa, o apresentador do ‘Hoje em Dia’, Cesar Filhou usou a conta que mantém no Instagram para, no meio da tarde de domingo, alertar a situação enfrentada pelo jornalista esportivo. “Ele me confidenciou, há algum tempo, que vinha sofrendo ameaças... Qualquer informação, por favor, ligue para a Polícia!”, publicou. Horas depois o mesmo funcionário da TV Record questionou a razão de a própria equipe de Kajuru não ter recorrido às autoridades – já que o advogado dele afirmou ao UOL que não tinha contatado a polícia.
Notícia do sumiço (informações desencontradas)
“Sou produtor e redator do Kajuru. Socorro, ele está desaparecido desde as 14hs do sábado. Tudo muito estranho”. Foi dessa forma que às 2h12 de domingo, 3, o perfil @RealKajuru publicou que o jornalista estaria sumido. Apesar de se identificar primeiramente como alguém do gênero masculino, o administrador da conta afirmou, posteriormente em respostas a internautas, se chamar Aline Silva e que trabalha com o jornalista há 15 anos. Em mensagem trocada com a reportagem do Portal Comunique-se (via número de celular divulgado na rede social), a equipe do apresentador chegou a garantir que o jornalista teria ido ao Rio de Janeiro, estando desaparecido desde a última quarta-feira, 29 de junho – indo contra a mensagem no Twitter, que colocou o sábado como data do sumiço. Com a situação, perguntas foram enviadas na tarde de domingo e seguem sem respostas até o momento.
Kajuru morto? (Site chegou a dizer que corpo foi localizado)
Ainda quando a informação que corria entre veículos de comunicação online era a de que Jorge Kajuru seguia desaparecido, o site do jornal goiano O Hoje publicou nota garantindo que o jornalista tinha morrido e que inclusive o corpo dele havia sido localizado em Goianésia, município do interior de Goiás. “Barriga” (conforme o jargão jornalístico para informações erradas que são publicadas). Minutos depois, a equipe do portal tirou a matéria do ar e informou, na sequência, que a Polícia Militar esclareceu a situação. “Segundo a PM, foi encontrado um corpo na tarde deste domingo (3) em estado avançado de decomposição. No entanto, o corpo foi reconhecido como sendo de um idoso que morava na região”. Apesar do erro, a redação de O Hoje não se desculpou com os leitores.

Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário