domingo, 31 de maio de 2009

TRANSPORTE IRREGULAR DE PASSAGEIROS MOVIMENTA COMERCIO DE MONTE AZUL.






Pau-de-arara, além de titulo e tema de músicas, é o nome dado a um meio de transporte irregular e muito utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar caminhões para o transporte de passageiros cobrindo a carroceria com lona e onde são colocado tábuas paralelas para servirem de assento, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais.
Suas origens remontam aos tempos em que não havia outras formas para o transporte de maiores quantidades de pessoas, além de estradas bastante precárias, que popularizaram este veículo de carga capaz de vencer os terrenos mais difíceis. Por sua robustez apropriada para todo tipo de terreno, e baixo custo da passagem, esse é o transporte coletivo mais requisitado pelos sertanejos.
Os paus-de-arara foram bastante utilizados durante o êxodo de nordestinos para o sul do país, mormente o estado de São Paulo - ganhando também, entre os sulistas, as acepções do passageiro destes veículos e, de forma pejorativa, a todo nordestino. Essa foi a experiência que teve o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,quando no ano de 1952 deixou Garanhuns no Pernambuco para ganhar a vida em São Paulo em companhia da mãe, Dona Lindu e seus seis irmãos e outros retirantes nordestinos em 15 dias de viagem.
Seu uso tem sido coibido de forma paulatina, no país, por não oferecer as mínimas condições de segurança e conforto e contrariar o Código de Transito Brasileiro. Sua "flexibilização", entretanto, foi decidida pelos responsáveis do trânsito no Nordeste, nas situações excepcionais - como durante as romarias a Juazeiro do Norte, no Ceará, e a Bom Jesus da Lapa, na Bahia..
Entretanto no norte de Minas Gerais, estado que pertence ao sudeste Brasileiro, região considerada de alto desenvolvimento, presenciamos em Monte Azul e Espinosa o alto transito desses veículos nas ruas e estradas desses municípios.
É enorme o número de paus-de-arara circulando todos os dias ligando o distrito de Riachinho e outros povoados a sede do município de Monte Azul, incluindo também os que circulam ligando essa cidade aos municípios visinhos como Mato Verde, Espinosa, Santo Antonio do Retiro, Catuti e Gameleira.São em torno de 15 paus-de-arara com linhas diárias, de segunda a sábado, levando e trazendo passageiros que movimentam o comercio local.

Um comentário:

  1. Olá Beto,
    Que bom, mais um blog de gente séria, agora será mais facil ter informações dessas bandas ai.

    Um abraço fraterno.

    Tatá - Montes Claros.

    ResponderExcluir