segunda-feira, 14 de março de 2016

¨Raparigas¨ querem preservação de árvores e direitos em Montes Claros.


O bloco Raparigas do Bonfim enviou um requerimento à secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros com alguns encaminhamentos resultantes da reunião que aconteceu no gramado da praça da Matriz no domingo passado (13). 
No documento relatam que após o ensaio aberto houve uma roda de conversa com a população sobre a questão da arborização das praças de Montes Claros e Direito à cidade. O diálogo foi estabelecido entre membros, foliões que acompanharam o Bloco, pessoas que estavam na feirinha e moradores de rua que utilizam a Praça da Matriz como local de moradia.
Foi solicitado o conserto da fonte e prevenção da perda de novas árvores através de tratamento das árvores doentes.
Informa que durante o dialogo várias inquietações surgiram e que a conversa acabou se transformando em um espaço para diversas denúncias, mormente no que se refere às violações de Direitos Humanos sofridas diariamente pelos moradores de rua.
Solicitam a administração pública, no que concerne às atribuições daquela secretaria, a implantação de lixeiras dentro da praça, conserto da instalação elétrica do Coreto e a reposição de peças do aparelho de som que segundo informações de funcionários teriam sido roubadas. Também requisitada a troca do sistema de bombeio da água da fonte pois este está quebrado e é ineficiente para o fim que se destina.
O Bloco requisita informações da espécie das mudas de arvores plantadas pois suspeitam não serem Ficcus, a espécie que ali se encontrava. Solicitam que mudas também sejam plantadas na Praça Raul Soares, conhecida como Praça da Estação, que foram cortadas no ano passado.
Futuro de outras árvores- Membros do Grupo Rapariga do Bonfim fizeram uma rápida verificação nas árvores existentes na praça da Matriz quanto na praça da Estação e notaram espécies que apresentam sinais de doença. No documento manifestam esperança de que essas árvores sejam tratadas, e não cortadas.
Alegam que a secretaria agiu corretamente ao repor as árvores perdidas, mas essas mudas demorarão muitos anos para realmente substituir o benefício propiciado por uma árvore adulta. Lembram que o benefício de árvores são fundamentais em uma cidade em situação climática extrema como Montes Claros, e dizem terem informações técnicas de que seria possível dispensar um tratamento eficiente às árvores atacadas pela mosca branca. O Grupo mostra disposição em colaborar com o órgão público, buscado informações mais precisas sobre o assunto e ações outras que se fizerem necessárias.

Um comentário:

  1. com um bom planejamento de arborização e monitoramento regular; é possível reduzir o tempo de espera na recomposição das perdas. e mais, o estreitamento das relações com viveiros de outras regiões, facilita a aquisição de mudas em estágios mais adiantados de crescimento. é comum se conseguir para replantio árvores adultas. é claro, resguardando as identidades dos espaços naturais. parabéns,moço,boa matéria!
    cibeli passos

    ResponderExcluir