terça-feira, 15 de março de 2011

Vem aí o I Workshop de Segurança da Informação


Quem nunca perdeu a senha do e-mail ou teve a senha do orkut “hackeada”? Quem já passou por tais constrangimentos sabe bem a dor de cabeça que é perder dados importantes na Internet.
Com o objetivo de clarear as ideias e discutir a importância dos sistemas de segurança disponíveis no mercado, a coordenação do curso de Sistemas de Informação promove de 28/03 a 02/04 o 1º Workshop de Segurança da Informação.
O evento caracteriza-se a partir do advento da Internet, que fez com que as informações se tornassem mais vulneráveis e suscetíveis a roubo. Portanto, todo sistema de computação necessita de um sistema para proteção de arquivos.
O objetivo do Workshop é discutir a segurança dos sistemas e os mecanismos de proteção utilizados para as informações a serem protegidas.
De acordo com os gestores e coordenadores do Workshop, professor mestre Renato Afonso Cota Silva e professor Allysson Steve Mota Lacerda, a Segurança da Informação está relacionada a proteção de um conjunto de dados, tendo o objetivo de privar estes dados de terceiros.
Os professores elencam alguns atributos importantes para a segurança da informação, quais sejam confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade dos dados. Este conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações, e não somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento de dados.
“A segurança é analisada de várias formas, sendo os principais problemas a falta e a perda de dados, bem como as invasões de intrusos. Na maioria das vezes, a perda de dados é causada por fatores naturais como incêndios, enchentes, terremotos ou erros de hardware ou de software, falhas no processamento, erros de comunicação, ou bugs em programas”, destacam.

Tendências

O I Workshop de Segurança da Informação é mais uma alternativa para que acadêmicos e profissionais de TI possam se capacitar e conhecer as tendências do mercado na área de Segurança da Informação. Apresentar o estado da arte em Segurança da Informação e sua aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento é um dos objetivos do evento.

Serviço
Vagas: 130 vagas
Carga horária: 20 horas / aula para palestras e 4horas aula por mini-curso
Investimento: R$ 20 palestras e R$ 10 por mini-curso por acadêmico
Local: Teatro Santo Agostinho e laboratórios de Informática
Período de realização: 28/03/2011 a 02/04/2011
Info: (38) 3690-3669

Cronograma:
Segunda-feira - 28/03/2011
Minicurso 1: Firewall profissional com IPTables - Allysson Steve Mota Lacerda
Minicurso 3: Desenvolvimento de aplicações WEB seguras - Hugo Leonardo Leão Mota

Terça-feira - 29/03/2011
Minicurso 1: Firewall profissional com IPTables - Allysson Steve Mota Lacerda
Minicurso 3: Desenvolvimento de aplicações WEB seguras - Hugo Leonardo Leão Mota

Quarta-feira - 30/03/2011
Abertura do Evento
Palestra 1: Márcio Arbex - Servidor Proxy e Firewall
Coquetel de Abertura

Quinta-feira - 31/03/2011
Palestra 2: Márcio Sá - Contra-Inteligência
Palestra 3: Daniel (Trend Brasil) Tendências de Malwares no Brasil e no mundo

Sexta-feira - 01/04/2011
Palestra 4: Ewerson Guimarães - Técnicas de Invasão
Palestra 5: Rener Alberto - SQL Injection

Sábado - 02/04/2011
Mini-curso: Ewerson Guimarães e Rener Alberto - Técnicas de Invasão

Nenhum comentário:

Postar um comentário