sexta-feira, 7 de outubro de 2011

IFNMG de Montes Claros pleiteia asfalto de acesso á construção da sede

Instituto Federal funcionara na nova sede em 2012 e oferecerá cursos técnicos e superiores presenciais e a distância. 
Representantes do IFNMG- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campi Montes Claros,se reuniram com o prefeito Luiz Tadeu Leite para solicitar o asfaltamento do acesso ao novo campus da instituição de ensino que está sendo construído no Bairro Clarice Athayde.
Segundo o diretor do IFNMG na cidade, José Ricardo Martins, a área já edificada é de 3.500 metros quadrados, com previsão de inauguração ainda nesse ano. A meta é chegar a 12 mil m² de construção, com o propósito de ofertar até 5 mil vagas em cursos de nível médio, técnico e superior.
 O instituto já funciona em unidades provisórias com aulas de Eletrotécnica, Informática e Segurança do Trabalho. O chefe do Executivo acolheu a demanda e informou que o benefício estará previsto em um dos três pacotes de pavimentação que a Prefeitura implantará brevemente.
Cursos
O IFNMG recebeu aprovação, pelo Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), da oferta de nove cursos técnicos pelo Instituto, com 2.640 vagas disponíveis já para o primeiro semestre de 2012. O IFNMG está entre as instituições públicas de ensino superior que passam a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os cursos técnicos a distância do Programa e-Tec Brasil serão ofertados pelo IFNMG em oito pólos de apoio presencial: nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas, e também na cidade de Porteirinha, onde já existe um polo e-Tec.
No primeiro semestre de 2012 serão implantados os cursos técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Automação Industrial, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática,  Meio Ambiente,  Secretariado, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos. A previsão é que o edital do processo seletivo seja publicado em novembro deste ano.
Confira aqui o quadro dos cursos a serem ofertados pelo IFNMG por polo presencial e respectivos números de vagas.
O e-Tec Brasil foi incluído no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante, com vistas ao desenvolvimento da educação profissional técnica na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos no País.
Cursos superiores
Em relação ao Sistema UAB, ainda não há cursos e datas definidas para a oferta no IFNMG. Segundo a coordenadora de articulação acadêmica da Capes, Liliane Carneiro dos Santos Ferreira, está sendo providenciando um comunicado a ser passado às novas instituições de ensino superior integradas ao sistema com orientações de como serão os próximos passos para inclusão efetiva no sistema e início das atividades.

Um comentário:

  1. Acho que essa facul vai ficar bem legal ... vai ser otimaa pra montes claros

    ResponderExcluir