terça-feira, 11 de outubro de 2011

Montes Claros promove Dia Rosa

Movimento tem o objetivo de promover a prevenção do câncer de mama.
Montes Claros comemora no próximo sábado, 15/10, o Dia Rosa, que faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo.
Durante as comemorações, que acontecem a partir das 9 horas, na Praça da Catedral, serão realizadas 50 mamografias, visando reforçar o diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres de 45 a 69 anos. “Realizaremos 50 mamografias, mas as mulheres que não conseguirem realizar o exame no Dia Rosa receberão um encaminhamento para que possam ser atendidas na unidade do programa Saúde da Mulher”, explica o ginecologia e obstetra Anderson Gonçalves de Souza, coordenador do movimento em Montes Claros.
O movimento Outubro Rosa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou notoriedade ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. Em Minas Gerais, o movimento ganhou força com o conjunto de ações de controle do câncer de mama anunciados no último dia 05 pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Essas ações serão implantadas de forma gradativa, até 2014, e vão impactar na redução da mortalidade em mulheres de 45 a 69 anos. Trata-se de um amplo conjunto de ações de estímulo a mamografias por rastreamento. Esses exames são realizados em mulheres acima de 45 anos, sem sintomas aparentes, que fazem a mamografia por prevenção.
O Dia Rosa está sendo realizado em onze municípios polos macrorregionais de Minas Gerais. Cada cidade, além de receber o Mamógrafo Móvel, caminhão no qual são feitas as mamografias, também promove a divulgação da importância da prevenção dos diferentes tipos de câncer de mama. Em Montes Claros, além da mamografia, as mulheres também poderão aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia capilar.
O projeto é um recorte do Programa Viva Vida, que além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais, trabalha pela saúde integral das mulheres do Estado. “A novidade é permitir o acesso imediato ao agendamento do exame, sem a necessidade de marcar uma consulta prévia com um médico. E aquelas pacientes que tiverem o resultado alterado já terão garantido o agendamento para os exames subsequentes”, lembra Anderson.
Dados parciais do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da SES apontam que, em 2007, a mortalidade por 100 mil mulheres foi de 981. Já em 2008, o número de óbitos passou para 1.076 e, em 2009, para 1.071. Em Minas Gerais, de janeiro a setembro de 2011, 196.020 mulheres de 45 a 69 anos realizaram a mamografia. Em todo o ano passado, 341.622 mulheres fizeram o exame.
“Um terço das mulheres que descobrem que estão com câncer já em estágio avançado e precisamos atuar de forma enfática no sentido de encurtar o período entre o diagnóstico e o início do tratamento”, ressalta o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário