quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez visita Brasil


Milionária blogueira cubana, desconhecida em seu país, é destaque na mídia direitista brasileira.
A mídia colonizada já está fazendo um baita carnaval com a visita ao Brasil da blogueira cubana Yoani Sánchez. Em pleno feriadão, ela foi destaque em entrevistas na Folha e no Estadão. O Globo também já publicou várias matérias sobre “a principal dissidente do regime castrista”. Nos dias que antecedem a sua chegada, prevista para 18 de fevereiro, ela também deverá ganhar generosos espaços nas emissoras de tevê. Com tantos holofotes e bajulações, Yoani Sánchez já está se achando o máximo! E dá-lhe abobrinhas!
Na longa entrevista ao Estadão, no sábado, ela chegou a dizer que se considera uma “diplomata do povo” – num egocentrismo risível. “Nenhuma chancelaria me nomeou, nenhum palácio de governo me reconhece como representante de nada, mas eu sinto que devo ajudar a estreitar os vínculos entre uma nação e outra. Sou uma representante da diplomacia popular”, afirmou a blogueira, que é colunista do jornal da famiglia Mesquita e colaboradora da máfia do Instituto Millenium, mas é quase uma desconhecida em Cuba.

Já na entrevista à Folha, ela se apresentou como heroína da democracia. “Fiz do meu caso um emblema. Se o pensamento [do governo] foi ‘deixe-a sair para ver se ela se cala’, foi uma má jogada política. É uma propaganda perigosa, porque vou me comportar como uma pessoa livre, dizer o que penso e ser uma embaixadora do desejo de liberdade de cubanos no mundo”. Ambas as entrevistas evitaram perguntas delicadas à blogueira – como sobre a sua recente nomeação para o cargo de diretora regional da nefasta Associação Interamericana de Prensa (SIP), com um salário de US$ 6 mil.
A blogueira já recebeu milhares de dólares de entidades americanas e europeia como prêmio pelo seu trabalho, mas segundo especialista tal premiação seria simplesmente uma forma de paga-la por sua perseguição a Fidel Castro. 

 Com Altamiro Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário