sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AUDIÊNCIA DISCUTE VOLTA DO TREM DE PASSAGEIROS


Jornal de Notícias 15 fevereiro 2013
Discutir sobre a disposição do governo federal em investir em transporte ferroviário, o que aumenta as perspectivas do retorno do trem de passageiros no Norte de Minas. Este é o objetivo da audiência pública que a Câmara Municipal de Montes Claros promove no próximo dia 21 de março, no plenário, com a participação de representantes de diferentes setores da sociedade, interessados diretamente no tema. Será uma oportunidade também para se debater sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), promessa de campanha do prefeito Ruy Muniz, do PRB. Autor do requerimento que originou a audiência, o vereador Eduardo Madureira, do PT, entende que o movimento é propício, quando se estará acontecendo simpósio na cidade, para amplo debate sobre a iniciativa, com a participação de representan tes do governo Dilma Rousseff, do PT.
Aprovado por unanimidade, o requerimento suscitou intensas manifestações dos vereadores que foram à tribuna. Para o vereador Ildeu Maia, deve-se debater novas formas de transportes mais modernas, como VLT, ao frisar que o trem não atende mais às necessidades da população, que quer transporte mais ágil. Para o vereador Gera do Chica, do PMN, o debate ocorre no momento oportuno, em que a população busca alternativa de transporte. Vice-presidente da Câmara, o vereador Cláudio Prates, do PTB, garante que a discussão é importante e espera que apresente resultados positivos.
O vereador Ladislau Ferreira, do PMDB, criticou a Ferrovia Centro Atlântica, cuja linha férrea, que atravessa a cidade, compromete a mobilidade urbana e dificulta o trânsito. Reclama que a empresa não se preocupa em adotar medidas sequer para amenizar o problema. O vereador Diu Andrade, do PSL, destacou a necessidade de união de esforços para viabilizar recursos para retirar a linha férrea e construir extensa avenida para desafogar otrânsito.Já o vereador Oliveira Lega, do DEM, defende a revitalização da linha com a construção de novas passagens de nível, para melhorar o trânsito.
O vereador Edwan do Detran, do PV, voltou a criticar a FCA, pelo fato de dificultar a construção de passagem de nível na rua Ângelo de Quadros, ligando ao bairro de Lourdes, para facilitar o trânsito na região. O vereador Alfredo Ramos, do PT, reclamou do descaso da FCA em relação à limpeza das margens da linha, mas culpou também a Prefeitura, que recebe recursos para esta finalidade e não executa os serviços. Secretário da Câmara, o vereador Raimundo do INSS, do PDT, disse que a linha férrea é uma preocupação antiga, mas que agora há perspectiva de revitalizá-la para transportar a riqueza mineral da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário