sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Urgência e emergência vai ter helicóptero para atender Norte de Minas.


Com sucesso Comitê Gestor encerra oficinas.  
Na última etapa da oficina, realizada nesta quinta-feira, em Montes Claros, o Comitê Gestor de Urgência da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas definiu as metas e agenda de compromissos para 2013.
A oficina, que acontece no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes, em Montes Claros, é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde e reúne gestores e técnicos da saúde dos 86 municípios que compõem a Macrorregião Norte, com objetivo de elaborar o planejamento estratégico do Comitê Gestor, responsável pela governança da Rede.
Sob coordenação do assessor de normalização de serviços de saúde da SES/MG, Marco Antônio Bragança de Matos, após um amplo debate, os grupos de discussão apresentaram as sugestões para o plano e deram os encaminhamentos. “Esse alinhamento e definição de prioridades são fundamentais para que o Comitê possa continuar fazendo uma gestão eficiente da Rede", avalia Marco Antônio.
Dentre os direcionamentos apontados pelo Comitê para 2013 estão a implantação da classificação de risco em todos os pontos de atenção da Rede, participação do Comitê na elaboração e validação de protocolos clínicos, avaliação do processo, definição do fluxo do transporte de pacientes entre os pontos da Rede, e acompanhar o fluxo de referência e contra referência de pacientes após a alta hospitalar.
Aquisição de Helicóptero.
Uma novidade anunciada pelo coordenador estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis, foi a aquisição de uma aeronave para dar suporte aos atendimentos de urgência e emergência em locais de difícil acesso ou que demandem uma resposta mais urgente. “Esse novo componente vai dar maior efetividade ao trabalho de resgate realizado pelo SAMU Macro Norte. Estamos em fase de finalização do edital e a expectativa é que o novo componente esteja operando em 14 meses”, anuncia o coordenador.
Rasível ressaltou que nesses quase quatro anos foram muitos os avanços da Rede, com a melhoria da estrutura e o fortalecimento dos hospitais microrregionais, implantação da classificação de risco em todos os hospitais da Rede, além do aumento do número de unidades de terapia intensiva em todas as microrregiões. “A Rede é dinâmica, assim como a saúde também é, e precisamos incorporar novas tecnologias, buscando melhorar o acesso do paciente e a qualidade e efetividade do serviço oferecido. Já temos um arcabouço maravilhoso, a ultrassonografia point-of-care já é realidade e representa um salto de qualidade para a Rede, já caminhamos muito, mais ainda temos muito a caminhar, e precisamos do envolvimento, comprometimento de todos”, conclama.
O coordenador ressalta que para melhorar ainda mais os resultados alcançados é preciso estimular todos os serviços a fazerem o planejamento estratégico que está sendo realizado pelo Comitê, para que haja mais sinergia entre os pontos de atenção, de forma que o serviço como um todo tenha sustentabilidade. “A chave do sucesso é o conhecimento, habilidade e atitudes suportados pelos valores e muito trabalho, e é isso que estamos buscando promover nessa oficina. Certamente, encerramos esse trabalho com a certeza de que a boa semente foi plantada”, conclui.
Com Jerúsia Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário