quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

AMAMS VAI COLHER DADOS SOBRE A SITUAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR NO NORTE DE MINAS

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) vai entregar a Secretaria de Estado da Educação os dados atuais dos municípios do Norte de Minas, em relação ao Transporte Escolar. A informação foi passada na manhã dessa quinta-feira 03/02, durante a assinatura do Termo de Mútua Cooperação, no auditório Deputado Aécio Cunha, entre os prefeitos da região e a Superintendência Regional de Ensino de Montes, pelo presidente da entidade e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá.
Neste levantamento que será coordenado pelo Departamento de Assistência Social da AMAMS, cada município vai apresentar qual
é a dificuldade encontrada no transporte de alunos das redes municipal e estadual. Colhidos os dados em cada município, Será formalizado um documento que será entregue a Secretaria de Estado da Educação, que deverá acontecer até na primeira quinzena de março próximo.
O presidente da AMAMS disse que os recursos repassados aos municípios pelo governo ajudam, mas não são suficientes, pois os gastos com as manutenções dos veículos que transportam os alunos e as melhorias das estradas vicinais das zonas rurais ficam por conta das prefeituras. “Precisamos mostrar ao governo esta realidade, onde o custo sempre acaba afetando o orçamento do município e comprometendo outros serviços essenciais. Por isso, a nossa reivindicação é de que o Norte de Minas receba o mesmo tratamento do Sul do Estado, onde quase todas as estradas vicinais da zona rural são asfaltadas”, informou.
 A superintendente Regional de Ensino, Maria Salete de Souza Netter, disse que quando o prefeito preocupa com a qualidade da educação ele está preocupado com o futuro do seu município, mas precisa avançar mais. É importante que os prefeitos fiscalizem como está o ensino, a merenda e o transporte escolar do seu município, para que haja realmente melhoria no setor educacional. Por isto que a assinatura do Termo de Mútua Cooperação entre os municípios e estado é importante, pois só aqueles que participarem poderão participar no próximo mês, da assinatura do transporte escolar, alertou a superintendente Salete Netter.
Estudantes no Pau de arara.

A matéria levada ao ar no ano passado pelo Jornal do SBT, produzida pela TV Alterosa, onde a reportagem mostrou o martírio de crianças residentes na zona rural do município de Monte Azul e estudam na cidade e que são obrigadas a viajarem em carrocerias de caminhões adaptados, chamados de pau de arara, dá idéia da situação da educação em Monte Azul. O caso se repete com as crianças que estudam também no distrito de Riachinho.
Uma representação no ministério publico local, impetrada Por esse blogueiro, levou vários proprietários de caminhões a trocarem seus veículos por ônibus naquele ano, mas oito paus de arara continuaram a rodar com a justificativa que as estradas não davam condições de trafego de coletivos. Tal justificativa pareceu ser tolerada pelo promotor, tanto que os caminhões circulam com as crianças também pelo centro da cidade nos horários de chegada e saída das aulas.
Absurdo é que os paus de arara, depois da conivência da promotoria, passou a ostentar uma faixa de ESCOLAR grafada em suas portas.
Os proprietários dos caminhões, todos cabos eleitorais do prefeito ou mesmo seus parentes, tem apoio da administração que colocou o serviço jurídico da prefeitura para defende-los e juntos lutam para ganhar mais investindo pouco as custas da verba da educação.
A TV Alterosa programa retorno a Monte Azul para verificar se nesse ano a situação teve alguma mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário