terça-feira, 23 de agosto de 2011

Samu e Corpo de bombeiros atendem a vítimas de possível intoxicação

Foto - Bernardo Bouchardet
As primeiras informações dão conta de que os funcionários de um call Center, o C&A, passaram mal, nove desmaiaram, após um cheiro forte inundar as dependencias do local.
Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu encontraram várias pessoas deitadas no chão, passando mal e prestaram os primeiros socorros. A unidade do Samu atendeu a quatro funcionárias que estavam com tremores, falta de ar, ansiosas e uma delas com dormência facial. Todas estavam conscientes e orientadas.
Cerca de 30 pessoas foram atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros com sintomas de intoxicação. Pela quantidade de vitimas o atendimento foi improvisado, com carrinhos de supermercado sendo utilizados para transporte do setor até as ambulancias dos que não conseguiam caminhar.
A intoxicação causou confusão e as aulas das Faculdades Santo Agostinho, que funciona dentro do shopping, precisaram ser suspensas. Os bombeiros disseram que, por se tratar de um local com poucas entradas e saídas de ar, a intoxicação teve grande alcance.
As vítimas da intoxicação foram encaminhadas ao Hospital Universitário Clemente Farias e a Santa Casa de Montes Claros e não correm risco de vida. Duas permanecem internadas na Santa Casa. Elas chegaram aos hospitais com vômito, falta de ar, tosse e membros adormecidos.
A direção do shopping informou que tudo aconteceu dentro de uma loja onde funciona a C&A, com a colagem de carpete em ambiente fechado, o que teria provocado a saturação do ambiente por produtos químicos. O gás (com propriedades tóxicas com base em acetato de etila, hexano, acetona) estava presente em uma cola química usada para fixação do carpete.
O shopping foi esvaziado por medida de segurança e os seguranças do shopping tentaram impedir que equipes de televisão gravassem imagens e também que terceiros filmassem com celulares.
O 11º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar o incidente registrado na noite de ontem quando dezenas de pessoas passaram mal em um shopping da cidade.
A empresa AeC divulgou nota dizendo que prestou assistência às vítimas. Acrescentou que abriu processo para apurar o caso.

“A AeC – Empresa de Business Process Outsourcing que mantém uma unidade de Contact Center em Montes Claros com cerca de mil funcionários – gostaria de esclarecer que tomou e ainda vem tomando todas as providencias necessárias para minimizar o ocorrido ontem em suas dependências na cidade, quando alguns de seus funcionários se sentiram mal durante a realização de obras nas suas instalações. Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a AeC procedeu a imediata evacuação de suas dependências, bem como todo o suporte necessário àqueles que se sentiram mal, encaminhando-os para hospitais e prontos socorros da cidade. Além de arcar com as despesas dos funcionários afetados, a AeC já iniciou um processo de apuração do ocorrido, com o objetivo de evitar que qualquer outra situação parecida ocorra em Montes Claros ou em qualquer outra de suas unidades em Minas Gerais, onde emprega cerca de 15 mil pessoas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário