domingo, 16 de dezembro de 2012

Descuido com crianças resulta em perda do Selo UNICEF e também prejuízo econômico para Catuti


Catuti não entra na partilha de um milhão do governo de Minas por não ter conseguido o Selo Unicef
O Selo UNICEF - Município Aprovado, é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.
Zinga e Nilza, articuladora do Selo.
Duas Vitórias e uma derrota.
Depois da extensão para 11 estados houve três edições do Selo UNICEF e nessa terceira edição (2009-20012) o município de Catuti não está entre os contemplados, embora escrito ao prêmio. Nas duas edições anteriores, 2006 e 2008, Catuti foi contemplado em ambas e somente cinco municípios de Minas conseguiram repetir, recebendo o Selo Unicef por duas vezes.
Na ato da contemplação da segunda edição, em dezembro de 2008 em solenidade no Hotel Mercure na capital mineira, o prefeito de Catuti José Barbosa (Zinga) e seus articuladores e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsáveis pela vitória, estiveram presentes e receberam o prêmio.
Naquele ano o então governador de Minas sancionou lei que destinava R$ 1 milhão para ser compartilhado pelos municípios mineiros que recebessem o Selo UNICEF Município Aprovado nessa edição 2009-2012, e 28 municípios farão a partilha igualitária dessa verba. Na edição que o prêmio envolve verba para o município Catuti não consegue ser aprovado. Duas vitórias consecutivas nos governos Zinga e Nilza, e uma derrota no governo Hélio Pinheiro e Elcimeire Mendes, a Meire, onde as primeiras dama são articuladoras  do Selo nos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário