quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Índios denunciam extração ilegal de madeira no Norte de MG


Denúncia foi feita na Comissão de Direitos Humanos por integrantes da reserva Xakriabá, de São João das Missões.

Índios da reserva indígena Xakriabá, localizada em São João das Missões (Norte de Minas), denunciaram na tarde desta terça-feira (11/12/12), em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a extração ilegal de aroeira, madeira protegida pelos órgãos ambientais. Segundo a denúncia, pessoas inescrupulosas invadem a reserva, onde vivem mais de oito mil índios, derrubam a mata nativa e enchem caminhões com a madeira, transportada para locais distantes.
Para comprovar a denúncia, eles exibiram um vídeo em que mostram a aroeira cortada e amontoada, pronta para transporte. Levados à reunião pelo deputado Paulo Guedes (PT), eles pediram à comissão que tome providências no sentido de impedir que o processo de devastação de suas terras continue. Em razão das denúncias, o deputado disse que vai formalizar na comissão um pedido de audiência pública em São João das Missões, para debater o assunto com a comunidade.
Durante a exibição do vídeo, o índio Adnar Araújo Gomes pediu a palavra para reforçar as denúncias com o apoio das imagens.
O deputado Fred Costa (PEN), que presidiu a reunião, manifestou também o seu repúdio à ação dos invasores, afirmando ser “inadmissível que o País que hospedou recentemente o maior encontro sobre desenvolvimento sustentável, a Conferência da ONU Rio + 20, que reuniu chefes de Estado do mundo inteiro, ainda esteja convivendo com essa prática de crime ambiental”. Observou que a madeira é protegida por lei federal e a falta de fiscalização causa espanto. “Toda essa madeira é transportada para algum lugar e deve passar pela rodovia, porque não há outro caminho”. “Como isso acontece?”, indagou, prometendo se empenhar, como deputado, para impedir que o crime continue a ser praticado impunemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário