quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Banco alemão financiará 120 milhões de euros para Cemig.

O banco alemão de desenvolvimento KFW deve anunciar nas próximas semanas uma cordo com o BNDES de 52 milhões de euros para financiar projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para produzir até 20 megawatts de energia. A instituição alemã também está finalizando um acordo de eficiencia energetica com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), no valor total de 120 milhões de euros, que será anunciado no começo do mês que vem.
Os novos financiamentos ao Brasil foram anunciados na semana passada pelo diretor do KFW para América Latina e Caribe, Rudger Hartmann, em um dos eventos paralelos da Conferência do Clima (COP-16), o Green Solutions.
Hartmann também anunciou investimentos de 18 milhões de euros para o Fundo Amazônia. Além disso, o banco está fechando parcerias para instalar iluminação fotovoltaica (energia solar) nos estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Projetos de eficiência energética já foram instalados nos estádios Mineirinho e Mineirão, em Minas Gerais.
Com estabilidade política e econômica, o Brasil tem uma posição de destaque entre os países da região para atrair investimentos do banco. De um total de C 4,5 bilhões, 20% são destinados a projetos de combate às mudanças climáticas.
Na região das Américas, o Brasil recebe cerca de 20% dos recursos do banco. “O fato de ter segurança macroeconômica e estabilidade política ajuda bastante as parcerias com o Brasil”, disse Hartmann, que não comentou a possível criação na COP-16 de um grande fundo financeiro, batizado de Fundo Verde. A Eletrobras já tem um acordo com o banco e recebe 50 milhões de euros para financiar pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em Santa Catarina.

Fonte: Portal do Itamaraty / Ministério das Relações Exteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário