quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Programa Sorriso no Campo leva estagiários de odontologia para atendimento gratuito a 53 municípios norte mineiros

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais realiza o programa Sorriso no Campo, desde 2004, em parceria com universidades com objetivo de levar atendimento odontológico às comunidades rurais. Até 2008, o programa era realizado nos meses de janeiro e julho, período de férias escolares. A partir de 2009, o programa passou a ser contínuo, oferecendo assistência à saúde bucal durante todo o ano.

Profissionais da saúde bucal de 53 municípios norte mineiros participaram nesta quarta-feira, 06/01, de oficina de planejamento das ações de saúde bucal para 2010. A oficina aconteceu no auditório da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros durante todo o dia.Segundo a referência técnica da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Jacqueline Silva Santos, a proposta da oficina é discutir as diretrizes do programa Sorriso no Campo, que visa promover o acesso à saúde bucal às populações rural, indígena e quilombola. “Estamos trabalhando para organizar a atenção em saúde bucal no Estado, considerando as diversas realidades locais, visando melhorar o acesso da população priorizada pelo programa. Por isso, as oficinas estão sendo realizadas por região, preparando os profissionais para atuar de acordo com a necessidade local, reduzindo assim as diferenças”, observa.

Durante a oficina foi discutido as diretrizes da SES para a organização da atenção em saúde bucal, a lógica da priorização baseada no princípio da equidade, a metodologia para a organização das demandas, a preparação para a realização do estágio acadêmico e o processo de continuidade das ações pelas equipes de saúde dos municípios”.

Para funcionar de forma contínua, foram montados consultórios dentários em 43 cidades do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, em parceria com 07 universidades, que passaram a ter um espaço permanente de estágio para acadêmicos dos cursos de odontologia. “Estas regiões foram escolhidas por apresentar indicadores da saúde bucal mais críticos e o programa trouxe um impacto na melhoria das condições não só de saúde bucal, mas na qualidade de vida destas populações”, ressalta Jaqueline.

Estagiários em Monte Azul

Estágio com acadêmicos de odontologia da Funorte de Montes Claros esta programado para acontecer na cidade de Monte Azul no período de 11 a 29 de janeiro. No mesmo período outros estagiários da mesma faculdade estarão atuando no municípios de Bonito de Minas, Icaraí de Minas, Matias Cardoso e Mamonas.

Em Curral de Dentro e Pirapora estarão atuando acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e em Montalvânia, acadêmicos da UNIVALE.

De 22 de fevereiro a 12 de março, acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fazem estágio em Cônego Marinho, Ibiracatu, Manga, São João das Missões, Capitão Enéas e Ponto Chique.

Os municípios de Januária, Mirabela, Bocaiúva, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Buritizeiro e Ibiaí recebem acadêmicos da Unimontes, no período de 18 de janeiro a 05 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário