segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Acidente que matou oito quilombolas que se apresentariam na festa de agosto de Montes Claros faz hoje um ano.

Missas homenageiam as vitimas.
Os moradores de Catuti, no Norte de Minas, celebram hoje, 20/8, segunda-feira, missas pela passagem de um ano à algumas das vitimas do acidente com a van na BR-122, em Janaúba. Oito eram integrantes de um grupo de danças folclóricas formado pelas comunidades quilombolas do Vale do Rio Gorutuba e um era o motorista do veículo. Eles estavam a caminho de Montes Claros e iriam se apresentar nas Festas de Agosto.
A primeira missa do dia foi na casa do finado Porcílio Antunes, de 73 anos, celebrada as 10 hs. As 16 hs foi na Vila Cento e Onze, pela alma de Aliberto. As 17 horas a missa foi na igreja do Barreiro Branco pela finada Altina. As 19:30 na igreja de Catuti pelo motorista da Van, Sinvaldo. Na sexta-feira, 24, será a missa pelo líder dos quilombolas, Mariano. A homenagem ao mesmo será na casa onde residiu as 18 horas.

O acidente
O acidente ocorreu por volta das 14h30 na altura do km 167 da rodovia MGC122 do dia 2º de agosto do ano passado em um trecho em linha reta próximo ao posto Caititu.
O veiculo, uma van de transporte escolar com placa da prefeitura de Catuti tinha capacidade para transportar 16 pessoas, mas tinham 20 na hora do acidente.
Testemunhas contaram que uma das rodas van se soltou, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção do veículo, capotasse diversas vezes e parou após bater contra uma árvore às margens da estrada, deixando nove mortos, entre eles o motorista, e onze feridos.
Com o impacto a porta lateral foi arrancada e algumas das vítimas foram arremessadas para fora do veículo, indicando que não estariam usando o cinto de segurança. A distância entre o primeiro e o último corpo encontrado foi de 30 metros.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), um dos corpos foi arremessado na via e o veículo parou sobre ele.  
Pericia leva a processo contra prefeito.
Após o acidente a Policia Civil, após pericia, concluiu que o acidente ocorreu pela falta de manutenção do veículo.
O Promotor Ali Mahmoud, da comarca de Porteirinha, pela portaria MPMG 0522.12.000013-1, instaurou procedimento a fim de apurar as possíveis irregularidades na manutenção dos veículos apontadas pela pericia, e o prefeito Helio Pinheiro responde hoje, perante a justiça pelo acidente. A representação se deu também após recebimento pelo MP do relatório final da comissão parlamentar de Inquérito instaurado pela Câmara de vereadores, presidida pelo vereador José Barbosa Neto, o Duda, e que teve como relator o vereador Zé Aparecido e Alessandra Kelly como membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário