domingo, 27 de janeiro de 2013

ALMG começara 2013 com posse da Mesa e de novos deputados


Os integrantes da Mesa para o biênio 2013-2015 assumem os cargos em 1º de fevereiro, em Reunião de Plenário.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na sexta-feira (1º/2/13), às 10 horas, Reunião Solene de Plenário que marca o início dos trabalhos parlamentares em 2013. Em seguida, promove Reunião Especial na qual tomam posse a Mesa da ALMG eleita para o biênio 2013-2015 e três novos deputados. Um quarto parlamentar deixa de ser suplente para ser efetivado.
A Reunião Solene destina-se exclusivamente à instalação da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. Cada sessão legislativa corresponde a um ano e a legislatura é o período de quatro anos para o qual os deputados são eleitos.
Na Reunião Especial do Plenário, que começa imediatamente após a instalação da sessão legislativa, haverá a posse da nova Mesa da ALMG, eleita em 5 de dezembro de 2012. Três parlamentares foram reeleitos para seus cargos: o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB); o 1º-vice-presidente, José Henrique (PMDB); e o 1º-secretário, Dilzon Melo (PTB). Também continuará compondo a Mesa, na condição de 3º-secretário, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que na atual composição é o 2º-secretário. Os novos integrantes são os deputados Hely Tarqüinio (PV), 2º vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), 3º-vice-presidente; e Neider Moreira (PSD), 2º secretário.
Essa Mesa vai dirigir a Assembleia Legislativa de 1º de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2015.
Novos parlamentares – Ainda na Reunião Especial, três deputados serão empossados em vagas abertas pela eleição de parlamentares às prefeituras de seus municípios. O jornalista Mário Henrique Caixa (PCdoB) assume a cadeira antes ocupada pelo prefeito de Contagem (Região Central), Carlin Moura, do mesmo partido. O médico e empresário Leonídio Bouças (PMDB) entra na vaga do também colega de partido Bruno Siqueira, que tomou posse como prefeito de Juiz de Fora (Zona da Mata). Bouças foi deputado por dois mandatos (1995-1999 e 2003-2007).
A eleição do ex-deputado Délio Malheiros (PV) como vice-prefeito de Belo Horizonte provoca duas mudanças. Rômulo Veneroso (PV), que hoje ocupa uma vaga de suplente, será efetivado. Isso abre espaço para a posse do engenheiro e empresário Juarez Távora, por ter se tornado o primeiro na suplência do PV. Ele já exerceu mandato de deputado, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2010 e em janeiro de 2011. Uma das vagas do partido é ocupada por suplente porque o titular, Agostinho Patrus Filho, está licenciado para exercer o cargo de secretário de Estado de Turismo.
Outros dois novos deputados assumiram as funções ainda em dezembro, uma vez que os titulares das cadeiras optaram por renunciar antes de tomar posse nas prefeituras de seus municípios. Cabo Júlio (PMDB) ocupou a vaga de Antônio Júlio (PMDB), agora prefeito de Pará de Minas (Região Central), e Juninho Araújo (PTB) entrou no lugar de Delvito Alves (PTB), novo prefeito de Unaí (Noroeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário