domingo, 27 de janeiro de 2013

Em 25 mil telefonemas, o último tiro contra Lula


Vazamento da Operação Porto Seguro coloca em poder do jornal Estado de S. Paulo todos os grampos captados pela Polícia Federal. Dali emergem um corruptor (o ex-senador Gilberto Miranda), dois corruptos (Paulo Vieira, da Anac, e José Weber Holanda, da AGU), um ministro titubeante (Luís Inácio Adams), uma secretária que fala demais (Rosemary Noronha) e até mesmo algumas ligações do ex-prefeito Gilberto Kassab. Sobre Lula, nada capaz de machucá-lo de verdade
Xupinhado do 247 - O jornal Estado de S. Paulo publica, neste domingo, seu último tiro contra o ex-presidente Lula relacionado à Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Numa reportagem assinada pelos jornalistas Fausto Macedo e Bruno Boghossian, o jornal revela ter tido acesso a 25.012 telefonemas captados pela PF durante a ação e disponibiliza, em seu portal, a seleção dos melhores trechos.
Apesar do furo jornalístico, a reportagem vale pela mais quantidade de informações do que, propriamente, pela revelação de algo inédito sobre o ex-presidente Lula. Na capa, há a chamada "Áudios mostram ligação entre máfia dos pareceres e o poder" e um trecho de uma conversa entre Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil e pivô da quadrilha, com a secretária Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da presidência. Na conversa, Paulo e Rose citam o nome de Lula. 
No entanto, uma conversa banal – em que os dois, aliás, falam sobre um episódio que envolveu o ex-presidente com certa dose de razão. "Aquilo que fizeram com Lula é palhaçada", diz Paulo. "É", responde Rose. Os dois comentam uma reportagem de Veja, antes do julgamento do mensalão, em que o ministro Gilmar Mendes se disse intimidado pelo ex-presidente Lula. Testemunha dessa "intimidação", o ex-ministro Nelson Jobim negou a versão de Gilmar e rompeu a amizade com o ministro do STF.
Das gravações em si, poucas novidades, que apenas reforçam o que já se sabia. O ex-senador Gilberto Miranda é o corruptor da história. Tenta fazer com que Paulo Vieira, pivô da quadrilha, obtenha um parecer favorável à liberação de um projeto privado na Ilha de Cabras, em São Paulo. Paulo Vieira é o principal corrupto e tenta obter o parecer valendo-se de sua relação com outro possível corrupto, o número 2 da Advocacia-Geral da União, José Weber Holanda, que promete a ele a vantagem.
Há também um registro do momento em que a PF dá uma batida na casa de Holanda e este liga para o chefe Luís Inácio Adams, chefe da AGU. Holanda diz se tratar do caso relacionado à Ilha de Cabras e Adams responde de forma monossilábica.
Rose, por sua vez, é a secretária que fala pelos cotovelos. E comenta conversas privadas que teve com personagens como o ex-ministro José Dirceu. "Ele tá bem chateado", diz ela, referindo-se a um comentário de Lula sobre o "desespero" do ex-ministro com o julgamento do mensalão.
Por fim, sobram algumas pequenas curiosidades como a intimidade do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, com o senador Gilberto Miranda. Neste domingo, as gravações estarão no site do Estadão. E o jornal promete dar sequência à reportagem na segunda, com gravações relacionadas a José Dirceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário