terça-feira, 30 de março de 2010

Feijão preto para mesa dos carentes. Prefeituras, creches, asilos e associações podem solicitar o produto do Governo Federal.


A Superintendência Regional da Conab em Minas Gerais está intensificando o programa de doações de feijão adquirido na modalidade Aquisições do Governo Federal (AGF), por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Cerca de 10 mil toneladas do produto, que estão armazenados nos municípios de Formoso, Paracatu, Patos de Minas, Uberlândia e Unaí, serão doados para famílias carentes do Estado.
As entregas são feitas por meio de solicitação das entidades da sociedade civil, como asilos, bancos de alimentação, creches, para merenda escolar, entre outros, em atendimento a pessoas em situação de insegurança alimentar ou risco social em todo o estado. “O objetivo é fazer com que os estoques públicos de produtos adquiridos durante a safra cheguem a mesa de quem precisa”, garante Cleide Laia, superintendente regional. 
Para se fazer um pedido, é necessário realizar a seguinte conta: número de pessoas x per capita do produto x 90 dias/entidade. O feijão deverá ser retirado, inicialmente em Uberlândia. As despesas de transporte, carga e descarga da mercadoria ficarão por conta da entidade que receber a doação.
No caso de agricultores familiares de associação/cooperativa, ou entidade de classe é importante fazer o seguinte cálculo: número de agricultores x ha de plantio por agricultor x 40 kg por ha (confirmar o valor de kg por ha) por município. Portanto, uma entidade de classe pode relacionar vários municípios com seus respectivos sindicatos e/ou associação. É importante atentar para a prestação de conta. O interessado deverá obter assinatura de cada agricultor que recebeu a doação para posterior repasse de informação à Conab.
Os pedidos e a documentação complementar deverão ser entregues na Conab em Belo Horizonte.

Observação: A associação ou cooperativa que tenha Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – CPR) com doação de feijão não poderá fazer o pedido.

Outras informações pelo telefone da Conab/Sepab: (31)3290-2742 ou pelo correio eletrônico: mg.sepab@conab.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário