sexta-feira, 8 de junho de 2012

ONU e teles querem criar tarifa sobre acessos ao Google e Facebook fora dos EUA

A ONU está planejando criar uma nova taxa de Internet que poderá dificultar o acesso a sites de alto tráfego, como Google, Facebook e Netflix , especialmente pelos usuários de países em desenvolvimento, como o Brasil. A ideia estaria presente em um documento vazado da União Internacional de Telecomunicações (ITU), organização responsável por padronizar e regular as ondas de telecomunicações do mundo.
O projeto é apoiado por um grupo representado por empresas de telecomunicações de 35 países, que estão pressionando a ITU para que essas taxas sejam cobradas dos sites. Os pesados impostos, estimados em bilhões de dólares, causariam prejuízos ou diminuiriam o lucro de sites como o Netflix, que consomem grande quantidade de dados e seriam obrigados a armazenar seus vídeos em servidores mais próximos aos clientes para pagar menos taxas. Serviços menores, no entanto, não teriam recursos financeiros para pagar servidores em outros países.
A proposta afeta a neutralidade da rede, um princípio que defende o livre acesso às informações disponíveis na Internet. Com o novo imposto, sites populares pagariam altas taxas para continuar funcionando em terras internacionais, fora dos EUA. O documento também inclui negociações secretas que podem alterar os padrões da web e permitir que governos de vários países monitorem as atividades online da população, além de restringir o acesso a determinados sites.
Sintonia Fina

Nenhum comentário:

Postar um comentário