sábado, 20 de outubro de 2012

Chuva de estrelas cadentes vai colorir o céu neste fim de semana



Este fim de semana terá uma das madrugadas mais aguardadas pelos curiosos da astronomia, místicos e apaixonados.
Na noite de sábado (20) para domingo (21), uma chuva de meteoros de orionidas vai iluminar o céu.
E segundo o presidente do Clube da Astronomia de Brasília, Sandro Rosa, o fenômeno será mais visível aqui no hemisfério sul, portanto, vai dar pra ver tudinho aqui no Brasil, onde não estiver nublado, claro!
A chuva é batizada de orionidas porque os cometas parecem surgir a partir da constelação de Orion.
Será o resultado da aproximação dos detritos do cometa Halley, que passou pela Terra pela última vez em 1986.
Bill Cooke, especialista da NASA, disse que o espetáculo deverá permitir a observação "de cerca de 25 meteoros por hora, no pico do fenómeno, que ocorrerá durante o amanhecer de domingo".
Segundo Cooke, "uma vez que a Lua não vai 'estragar' o momento devido à fase em que se encontra, as condições de observação deverão ser perfeitas". 
Embora a chuva de meteoros de orionidas não seja a mais forte, "é uma das mais bonitas do ano", afirma Cooke. Ela é emoldurada por algumas das mais brilhantes estrelas e planetas.
Essas "estrelas cadentes" passarão também pelas constelações de Touro e Gémeos, que fornecem um plano de fundo cintilante para o fenômeno.
E este ano, haverá ainda um atrativo em torno do espetáculo: é que, em 2012, Vénus e Júpiter alinharam-se com a estrela Sirius, formando um triângulo brilhante na madrugada do céu ocidental.
De acordo com a agência espacial norte-americana, quando o próximo domingo amanhecer, fragmentos do cometa Halley vão atravessar, assim, esta "tríade celestial", ao rasgar o céu.
Quem quiser testemunhar o momento e, quem sabe, deixar os seus pedidos a uma estrela cadente, deverá escolher um local escuro, de preferência afastado da poluição luminosa das cidades: um sítio, uma fazenda, um local distante dos grandes centros vai ajudar a visualizar o fernômeno.
E você deve  "preparar-se para a velocidade" porque os meteoros do cometa Halley entram na atmosfera terrestre a cerca de 238.000 km/h.
Bill Cooke sugere ainda que os curiosos saiam à rua entre 1 e 2  horas antes do nascer do sol, a melhor fase para a observação do céu.
Ou seja, estique a farra com os amigos na entrada do horário de verão, pra ver os meteoros, ou ponha o despertador pra tocar às 3, 4 da madrugada do domingo.
"É uma manhã fantástica para estar acordado. Só tenham em mente que não devem ter pressa", visto que o espetáculo vai ser longo, concluiu Cooke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário