segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mais dois deputados estaduais são eleitos prefeitos em Minas.


Com o resultado do 2º turno das eleições municipais realizadas neste domingo (28/10/11), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais terá dois novos deputados a partir de janeiro, ocupando a vaga dos parlamentares que foram eleitos prefeitos. Carlin Moura (PCdoB), que conquistou a prefeitura de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) com 65,9% dos votos, será substituído pelo jornalista Mário Henrique Caixa, do mesmo partido. Já Bruno Siqueira (PMDB), eleito com 57,16% dos votos em Juiz de Fora (Zona da Mata), deixará a vaga para o segundo suplente do partido, o médico e empresário Leonídio Bouças.
Outros três deputados estaduais disputaram o 2º turno, mas não foram eleitos: Paulo Guedes (PT), que disputou a prefeitura de Montes Claros (Norte de Minas) com o ex-deputado Ruy Muniz; Durval Ângelo (PT), que enfrentou o prefeito eleito em Contagem; e Antônio Lerin (PSB), que concorreu com Paulo Piau em Uberaba (Triângulo Mineiro).
Três parlamentares eleitos no 1º turno também vão deixar a Assembleia em janeiro: o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), e os prefeitos eleitos Antônio Júlio (PMDB), em Pará de Minas, e Delvito Alves (PTB), em Unaí. Em suas vagas, entram, respectivamente, Juarez Távora, Cabo Júlio e Juninho Araújo.
Veja o perfil dos novos deputados que assumem em janeiro de 2013:
Juiz de Fora - Leonídio Henrique Corrêa Bouças ocupará a vaga deixada pelo prefeito eleito em Juiz de Fora, Bruno Siqueira. Ele é médico, professor e empresário. Ex-diretor do Colégio Oswaldo Cruz, de Uberlândia. Em Uberlândia foi vereador (1989-1992); presidente da Câmara Municipal (1991); secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente e vice-prefeito (1993-94); e secretário municipal de Serviços Urbanos (2001-2002). Também foi deputado estadual por dois mandatos (1995-1999 e 2003-2007).
Contagem - Mário Henrique Caixa substitui o novo prefeito de Contagem, Carlin Moura. É narrador esportivo e jornalista da Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte. Começou no rádio em 1988, na Rádio Três Pontas, e fez sua primeira narração aos 15 anos de idade durante o Campeonato Mineiro. Trabalhou ainda na Rádio Sentinela de Três Pontas, Rádio Globo e Sport TV. Realizou quatro coberturas de Olimpíadas (Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008); três Copas do Mundo (França, Coreia & Japão e Alemanha); e três Jogos Pan-Americanos (Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007).
Belo HorizonteCom a eleição de Délio Malheiros para vice-prefeito de Belo Horizonte, o deputado Rômulo Veneroso (PV) será efetivado, uma vez que hoje ele ocupa uma vaga na Assembleia como suplente. Com isso, também deverá ser empossado o próximo suplente do PV, o ex-deputado Juarez Távora, que é engenheiro e empresário, nascido em Belo Horizonte. Ele exerceu mandato de deputado estadual de dezembro de 2009 a janeiro de 2010, na 16ª Legislatura. Foi diretor rodoviário do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).
Pará de Minas O vereador Cabo Júlio é o primeiro suplente do PMDB e deverá ocupar a vaga aberta com a eleição do deputado Antônio Júlio em Pará de Minas. Nasceu em Belo Horizonte e não foi reeleito para um novo mandato na Câmara Municipal. É militar do Quadro de Praças da Reserva do Corpo de Bombeiros e foi um dos líderes da greve dos militares mineiros em 1997. Foi deputado federal por dois mandatos (1999-2003 e 2003-2007).
Unaí Com a vitória do deputado Delvito Alves pela coligação PTB/PSB, deve assumir a vaga na Assembleia, como suplente, o ex-deputado Juninho Araújo (PTB). Radialista, é formado em Eletrônica. Fundou em 1989 a Rádio Tropical de Dionísio; em 2004, a Rádio Liberdade de Abre Campo; e em 2007, a Rádio Tropical de Timóteo. Em 2006, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Por dois períodos exerceu a suplência na atual legislatura: em fevereiro de 2011 e de maio de 2011 a 25 de outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário