quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comissão vai debater construção de mineroduto no Norte de MG


Alimentação de um minereoduto.
Prefeitos e população preferem linha férrea.
Em reunião na manhã desta terça-feira (20/11/12), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou quatro requerimentos, sendo três para a realização de audiências públicas e, um, para visita técnica da comissão. Um dos temas que serão discutidos em audiência será a construção de um mineroduto no Norte de Minas, nas cidades de Grão Mogol, Salinas e Rio Pardo de Minas. A reunião, solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), será conjunta com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social.
A região fez parte do montante de recursos R$ 109,7 bilhões investidos pelas empresas do setor de mineração 2003/2012. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) a pretensão é de que esses investimentos resultem na criação de mais de 153 mil empregos diretos e indiretos.
Outro requerimento aprovado, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), solicita visita técnica da comissão às empresas Vallourec e Manesmann, Gerdal, Usiminas e CSN. O objetivo é verificar o cumprimento da Lei 18.031, de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos, especialmente sobre as alterações feitas pela Lei 20.011, de 2012, que dispõe sobre a Política Estadual de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Óleo e Gordura Vegetal ou Animal de Uso Culinário. Requer ainda que sejam convidados representantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A audiência e a visita técnica ainda serão agendadas pela comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário