quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COPASA ENTREGA ÁGUA SALOBRA PARA CONSUMIDORES DE CATUTI

Fisicamente, a água é um líquido transparente, incolor, inodoro e incipto, sem gosto. Há cerca de dois meses isso está difícil de comprovação na cidade de Catuti.

O município que foi distrito de Mato Verde sempre foi dependente dos visinhos para o seu abastecimento de água, pois nas proximidades do lugar não existe rio expressivo em volume de água que consiga abastecer os moradores do lugar. Muita política já foi feita, angariando votos em troca do precioso liquido.

Uma rede ligando as duas cidades foi feita, levando água da barragem de Mato Verde para Catuti. No mandato do ex-prefeito Zinga foi trocado os canos para melhorar a vazão, aumentando o consumo em Catuti, fato que levou a copasa- Companhia de saneamento de Minas Gerais, a adicionar água de poço artesiano nas águas consumidas em Mato Verde. As águas de poços artesianos na região são comumente água saloba, dura, com grande presença de sais de cálcio e magnésio, advindos do contato com certas rochas, como o calcário e o dolomito. A concentração de sal nas águas salobas estão entre 1.000 e 10.000 mg/l .As donas de casa reclamam que, além do gosto horrível, a água saloba em contato com o sabão, a água dura não faz espuma. Ela também provoca formação de crostas brancas nas banheiras e vasilhas de ferver água. Além de entupir os buraquinhos dos chuveiros, diminuindo ou mesmo impedindo a passagem de água.A população matoverdense protestou, fez movimentos com faixas e cartazes,e acabaram por conseguir que a copasa mudasse o sistema e mandasse a água dos poços artesianos para Catuti.

Agora a população de Catuti é que está organizando protestos. Revoltados os moradores estão articulando o não pagamento das contas de abastecimento de água e garantem que nem mesmo com o auxilio da policia os funcionários da Copasa terão como cortar o fornecimento de água em qualquer residência naquela cidade. O escritório da Copasa na cidade esta cheio de reclamações e a todo momento algum consumidor procura o local protestando contra a qualidade da água.

O movimento chegou aos políticos e alguns vereadores estão se informando das alternativas para reverterem a situação e estão solicitando audiências em Janaúba e Montes Claros para protestarem contra a água salgada. O movimento esta tomando corpo e, se depender dos mais exaltados o ¨Pau vai comer¨ na dona Copasa.


MOTIVO DE BRINCADEIRAS
Essa disputa entre Mato Verde e Catuti é de longa data. Os matoverdenses desconsideram e até mesmo discriminam os filhos do ex-distrito. Os catutienses se divertem designando Mato Verde de ¨cidade do pulo¨, em uma alusão ás benfeitorias conseguidas pelas cidades vizinhas que o município não conseguiu dispor.

Segundo um comerciante de Mato Verde, depois de muito protesto somente agora sua cidade conseguiu melhorar a água, pois agora o lugar tem dois prefeitos, a prefeita eleita e o prefeito de Catuti, que é de Mato Verde e na verdade nunca saiu de seu lugar. Agora sem autoridade para reverter a situação Catuti terá que se acostumar com a água salgada da soberania de Mato Verde, brinca o vendeiro.

Um motorista de táxi estacionado na rodoviária de Mato Verde faz galhofas dos catutienses e ri ao lembrar que o sal aumenta a condutividade da água e por isso a torneira dos chuveiros elétricos começam a dar choques, acrescentando que o maior choque foi verem que agora a água de Mato Verde é que esta doce e o sal agora é consumido na outra cidade.

Um comentário: