terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TRENS REGIONAIS - Portaria publicada dá inicio aos estudos de viabilidade

No dia 11/12/2009 foi reiniciada a volta dos trens de passageiros no Brasil, com a retomada do Projeto Trens Regionais do Ministerio dos Transportes, com a publicação da Portaria nº. 260 do MT no Diário Oficial da União dessa data, para a realização dos estudos de viabilidade tecnica e economica nos trechos de Caxias do Sul / Bento Gonçalves no Estado do Rio Grande do Sul e entre Londrina / Maringá no Estado do Paraná.

Esses dois trechos são parte de um total de 14 trechos pré-selecionados pelo MT, sendo eles:

SE
São Cristóvão – Aracaju - Laranjeiras

PR
Londrina - Maringá

RS
Bento Gonçalves - Caxias do Sul

PE
Recife - Caruaru

RJ
Campos - Macaé

MG
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete

SC
Itajaí – Blumenau - Rio do Sul

RS
Pelotas - Rio Grande

SP
Campinas - Araraquara

RJ
Santa Cruz - Mangaratiba

MG
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba

SP
São Paulo - Itapetininga

BA
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas

MA/PI
Codó - Teresina
Nessa lista, em seguencia de prioridades de acordo ao retorno economico e interesse politico.


O trecho Janaúba/Bocaiuva esteve em melhor colocação por interesse do empresário Beto Pitangui, mas com seu falecimento o trecho perdeu folego. Beto Pitangui firmou parceria com a Osccip Amigos do Trem Baiano para alavancar o projeto que a Expresso Pitangui tinha interesse em operar. Não há interesse expresso de nenhum politico municipal, estadual ou federal ou de empresa interessada na implantação do trem regional no trecho Janaúba/Bocaiuva.

3 comentários:

  1. È brincadeira o que andam falando da volta dos trens de passageiros. Ou se faz alguma coisa de concreta, ou param de enganar o povo brasileiro tão sofrido. É lamentável a deterioração da malha, inclusive com a extinção da RFFSA e da FEPASA. Sinceramente amigos, só acredito quando ver os trens rodando. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é brincadeira. Falta voltade política. Mas, já que o assunto é trens regionais, sugiro mais um trecho: Campinas a Ribeirão Preto, sendo que esta última é uma cidade importantíssima do interior paulista, situada numa região muito rica.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que não há nenhuma ligação regional no tercho entre as maiores capitais do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte além da linha de Cruzeiro _SP e Varginha (MG. Alías nem falaram em Angra dos Reis RJ- Barra Mansa RJ- Ribeirão Vermelho MG. Só acredito quando os trens estiverem circulando. Falta muita vontade política.

    ResponderExcluir