quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

LIXÃO DE MONTE AZUL POLUI RIO TREMEDAL


Está na promotoria do município denuncia de descaso com a saúde pública no manuseio do lixo recolhido na cidade de Monte Azul. Como divulgamos anteriormente o lixo coletado e amontoado de qualquer maneira em terreno próximo a cidade, cerca de um quilometro em linha reta.
Além de transformar a cidade na capital nacional das moscas e moscas verejeiras, o lixão, que se situa em terreno com grande declive ás margens do rio Tremedal, separada do mesmo pela linha férrea, é lavado pelas enxurradas e as águas contaminadas por lixo vão direto ao leito do rio.
Com as denuncias anteriores a administração cercou o lixão, mas continuam a colocar fogo nos entulhos e mentem, dizendo que é combustão espontânea, mas, mais uma vez confirmamos em visita ao local que o próprio guarda esta colocando fogo para diminuir o acumulado, como afirmou funcionário que trabalha na coleta mas que prefere se manter no anonimato por ter certeza da retaliação. Segundo o mesmo continuam a colocar fogo nos pneus, como mostramos na primeira reportagem, para se vender o arame que sobra da queima da borracha.
Agora, com as chuvas, as águas que descem dos terrenos próximos atravessam a estrada que margeia o lixão e, atravessando o mesmo, passa por passagem para enxurradas em baixo da linha férrea e deságua no rio Tremedal. Essa água poluída leva consigo diversos materiais retirados do lixão, deixando uma trilha de lixo por onde passa. Além disso, parte fica empossada no próprio lixão e vai se infiltrando, contaminando também o lençol freático.
Diversas reuniões foram feitas com o promotor para tratar do assunto ainda quando Dr. Ali Mahmoud Fayez Ayoub era o promotor responsável, e todos esses problemas foram colocados. A administração, através de seu secretario de serviços urbanos e do engenheiro Gomes, prometeram se empenhar para resolver o problema e aceitaram que a melhor formar se sanar os mesmo seria mudar o lixão de local. Um terreno um pouco mais distante é também mais longe das margens do rio, localizado na estrada de Gameleiras, foi visitado por uma equipe e aprovado pela mesma para que a administração venha adquirir o bem e ali instalar o lixão. A propriedade, sem residências próximas, é dotado de instalação elétrica que passa dentro da mesma, e que poderá ser providencial para o projeto de uma usina de tratamento de lixo, que atenderia Monte Azul e municípios visinhos.
Enquanto a administração não resolve esse grande problema de cidades em desenvolvimento, o rio continua sendo contaminado e os moradores das margens do rio Tremedal abaixo da cidade continuarão sendo prejudicados pela ineficiência administrativa de Monte Azul, que não cobra da COPASA a obrigação contratual de coletar e tratar o esgoto da cidade e de contaminar ainda mais ás águas com o lixo monteazulino.
A esperança dos que defendem a natureza e dos que são obrigados a se servirem das águas contaminadas esta na promotoria pública. Com a palavra Dr. Daniel Oliveira de Ornelas.
 





Um comentário:

  1. Simplesmente Lamentável.

    Numa época em que a grande preocupação do planeta é a preservação e revitalização das fontes de recursos naturais, Monte Azul caminha na contramão da humanidade.

    ResponderExcluir