segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Boates ignoram normas de segurança em Montes Claros

Todas as 19 casas noturnas vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros apresentaram irregularidades.
Boate Skalla: poucos extintores de incêndio e falta de uma saída de emergência

As boates e casas de festas e eventos de Montes Claros descumprem normas de prevenção a acidentes. As irregularidades foram flagradas pela 4ª Companhia de Prevenção a Acidentes do Batalhão de Bombeiros Militares de Montes Claros, que iniciou as vistorias em setembro último. Todos os estabelecimentos apresentaram falhas e receberam prazo de 60 dias para fazer as adequações necessárias. O comandante da 4ª Companhia, tenente Evandro Rodrigues Santos, destaca que nenhuma das casas, na situação em que se encontram hoje, receberia o licenciamento da corporação para funcionar.
Até agora foram vistoriados 19 estabelecimentos de eventos. Os bombeiros verificam se os locais oferecem saídas de emergências, sinalização correta das rotas de fugas nas saídas, extintores de incêndio e a situação de corrimãos e degraus ou escadas. O tenente informa que, em todas as casas vistoriadas, as rotas de fugas estavam inadequadas. Algumas apresentaram extintores em quantidade aquém do necessário e até mesmo com validade vencida. Também houve registros de sinalização inadequada.
“O nosso foco é garantir a segurança dos frequentadores dos recintos. Em 19 vistorias que realizamos, encontramos falhas em todas. Não são irregularidades que comprometam a segurança, pois, nesse caso, seria determinada a interdição. Porém, são falhas que precisam ser corrigidas, para atender à Lei Estadual de Prevenção Contra Incêndios e Pânicos”, explica o comandante.
Um dos casos mais polêmicos envolve a Boate Zoom, a única de Montes Claros que apresenta shows femininos. O imóvel fica entre duas revendedoras de gás de cozinha. A lei exige distância de pelo menos 200 metros. Como o risco de sinistro é muito grande, o empresário foi notificado. A exigência é que a boate ou as revendas de gás saiam, obrigatoriamente, do local. A decisão é com base na antiguidade – quem se instalou primeiro tem direito a ficar – e será baseada em levantamento documental na prefeitura, responsável por fornecer o alvará de funcionamento.
Na casa de eventos Skalla, que comporta até 800 pessoas, o Corpo de Bombeiros constatou que há poucos extintores de incêndio e que falta uma saída de emergência adequada. Também foi observada a falta de sinalização para a rota de fuga e um bloqueio com hastes no acesso à entrada do estabelecimento, que serve como escape em caso de acidente.
Já nas boates localizadas na Avenida Deputado Esteves Rodrigues e frequentadas principalmente por jovens, a vistoria detectou degraus dentro do recinto no lugar de uma rampa de nivelamento, para evitar quedas; corrimãos com menos de 1,05 metro de altura, como é exigido em lei; e placas indicativas de saídas de emergência em desacordo com a norma. Segundo a lei, essas placas têm que ser visíveis, com letras fluorescentes, e ficar a uma distância máxima de quatro metros. Muitas delas foram instaladas a cinco metros de distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário