quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Regularidade das chuvas no Norte de Minas poderá refletir na produção de futuras safras

Os produtores rurais do Norte de Minas comemoram o inicio e a regulação do período chuvoso, que resulta em alegria para todos que vivem no campo e da produção rural.
Osmani Barbosa Neto
A agricultura e a pecuária são os setores que mais crescem no Pais e a região Norte do Estado segue a tendência nacional. “Estamos animados com a água que já cai na região e promete ajudar no crescimento da safra, na qualidade dos cerca de 2 milhões de cabeças de gado de corte e o aumento da produção leiteira na região” -, fala Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros.
Em alguns municípios já foi realizado o replantio, mas a estimativa é de que 80% da área já esteja plantada no Norte de Minas. A expectativa é que a colheita chegue a 230 mil hectares de grãos, área maior que em 2010. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), acredita que a safra 2011/2012 vai ser bastante significativa, já que as chuvas têm sido regulares e em abundância.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média das chuvas em 2011, em Montes Claros, é de 482,6 milímetros. No mês de outubro choveu 80,9 milímetros. Em novembro, 192,2 milímetros. E até agora já são 209,5, sendo que a média histórica para este mês é de 879,58 milímetros. A previsão climática para o mês indica 75% de probabilidade de chuvas entre as categorias consideradas normal e acima do normal para a região, o que pode ajudar ainda mais os produtores que estavam sofrendo com a estiagem.
Outro ponto de destaque comemorado por Osmani Barbosa é o índice do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro de 2011, que cresceu 6,12 %, alcançando R$ 822,9 bilhões. “Houve trimestre avaliado que o PIB registrou variação nula. Se não fosse a agropecuária não teríamos saldos positivos no País. Daí a importância de reforçar o papel do homem do campo. Nós que colocamos a comida na mesa do brasileiro e, por muitas vezes, somos mal interpretados. E nossa expectativa é de mais crescimento para o ano que vem. Nós da Sociedade Rural vamos buscar junto aos Governos Estadual e Federal alternativas para potencializar o setor na região” -, diz o Presidente.
Com a força de Andréia Fróes

Nenhum comentário:

Postar um comentário