terça-feira, 28 de abril de 2015

Empresário do Norte de Minas tem sua Hilux tomada de assalto em Contagem



Em assalto registrado na tarde desta terça-feira, as 13:20 horas(28/04), no bairro Jardim Industrial na cidade de Contagem MG o empresário Eldmy Gomes Durães, conhecido como Mica, de Monte Azul, fica sem sua caminhonete Toyota Hilux de cabine dupla ano 2012.
Segundo se pode ver no vídeo de câmera de segurança da Avante Tratores dois homens armados abordaram o carro após descerem de outro veículo dirigido por comparsa. No veiculo estava também o engenheiro Jason Durães, filho do comerciante. Rendidos pelos marginais que portavam revolveres calibre 38 o empresário e foi obrigado a ir para o banco de trás e um dos bandidos assumiu a direção. Rodaram por quase cinco quilômetros por ruas da cidade fazendo perguntas sobre os dois e sobre o veículo.
Os assaltantes, que não feriram o motorista da Hilux nem seu filho e não quiseram levar cerca de 500 reais que estavam em seus bolsos, deixaram as vitimas em um posto de gasolina. Boletim de ocorrência foi lavrado e o empresário continua naquela cidade na esperança de encontrar seu veículo.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Gladiadores do Altar, da Igreja Universal do Reino de Deus, será investigado pelo MPF.


Candomblecistas e umbandistas promoveram reunião no Rio de Janeiro para debaterem perseguições de igrejas evangélicas a religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé. As denúncias são direcionadas especificamente ao recém-criado grupo Gladiadores do Altar, da Igreja Universal do Reino de Deus. Na reunião foram apresentadas umas séries de vídeos que, segundo eles, configuram ameaça à integridade física dos praticantes das religiões afro-brasileira. ¨Tivemos um caso emblemático no dia 21 de janeiro de 2000 e, de lá para cá muitos outros, mas nada foi feito. Temos que dar um basta nesta intolerância. A gente não suporta mais¨, explicou o babalorixá Babá Pecê, coordenador nacional do Movimento Povo de Santo.
O caso ao qual Pecê se refere é de Mãe Gilda de Ogum, que teve o terreiro invadido em Salvador por fiéis da Universal no fim de 1999. A data de sua morte, por complicações cardíacas, em janeiro de 2000, foi transformada em Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Como resultado da reunião obtiveram uma vitória, com a decisão do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia de instaurar inquérito civil para apurar as denúncias de intolerância religiosa que foram protocoladas pelo órgão na última segunda-feira, nas capitais de todo o país, inclusive no Rio.
O procurador regional dos Direitos dos Cidadãos na Bahia, Edson Abdon, disse que os Gladiadores do Altar ¨tem características perigosas¨ e por isso serão investigados. ¨Nossa obrigação é proteger os pilares da integridade religiosa. A representação será protocolada, distribuída, vai receber um número. Um procurador da República será designado para atuar no caso¨, disse o procurador-chefe Pablo Barreto.
O MPF ainda não decidiu em qual estado ficarão concentradas as investigações, se na Bahia, onde as denúncias foram acolhidas, em São Paulo, sede da Igreja Universal, ou em Brasília. A primeira medida a ser tomada deverá ser a convocação de uma audiência pública entre as partes para buscar um acordo.
A Igreja Universal se colocou à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos e reiterou que preza pelo respeito aos fiéis de todas as religiões. Em relação aos Gladiadores do Altar, a ela garante se tratar apenas de um projeto pacífico de ensino religioso, nada além disso.