segunda-feira, 14 de março de 2016

Em protesto musical e pacifico grupo clama por ¨Senso Ecológico e cidadania¨.


Com fonte desligada ¨Raparigas¨ fazem ensaio musical em protesto.

O bloco "Raparigas do Bonfim" foi criado por um grupo de amigos para desfilar no carnaval de rua de Montes Claros MG, e o nome é uma homenagem ao cantor, compositor e escritor norte-mineiro Elthomar Santoro.
Santoro se consagrou com a música "Disparate", composta em parceria com seu irmão Ismoro da Ponte e que ficou conhecida pela parte de seu refrão "Rapariga do Bonfim". O artista que faleceu aos 56 anos no ano passado é o homenageado pelos criadores do bloco.
O objetivo dos criadores do bloco Rapariga do Bonfim foi o desejo de reviver e reavivar o carnaval de rua alternativo da cidade e desfilou com sucesso pelas ruas de Montes Claros no último carnaval.
As atividades do grupo não pararam depois do evento carnavalesco e se firmou como uma ¨associação civil construir um mundo melhor¨ como define um de seus criadores na internet.
Além de apresentações musicais o grupo, sempre afirmando ser apartidário, tem ocupado espaços concernentes ao cidadão, se preocupando com o bem viver e bem estar da população da cidade.
Assim, no domingo passado (13) o Rapariga do Bonfim chamou seus integrantes para participarem de um ato público na Praça Dr. Chaves, mais conhecida como Praça da Matriz, para protesto cultural. O objetivo era se manifestar contra o corte de árvores nas praças da cidade, não aderindo aos dois protesto que houve na cidade naquele dia, a favor e contra o governo federal.
Reação ao chamamento - Após a chamada, e somente após a chamada do grupo para o ato pelo Facebook foi que a administração pública se manifestou na pagina da prefeitura explicando que a Secretaria Municipal de meio Ambiente mandou cortar as árvores da Praça da Matriz após detecção de infestação da mosca-branca-do-ficus, e que a praga não tem combate eficaz.
No ano passado a administração mandou ¨suprimir¨ arvores da Praça Raul Soares, conhecida como Praça da Estação. Segundo o site da prefeituras mais arvores serão cortadas.
Faltou água na ¨praia das raparigas¨
Membros dos blocos se apresentaram ao ato com roupas de banho, pois a ideia seria era tomar banho na fonte jorrante da praça como parte da manifestação. Sabendo disso a administração pública não ligou a fonte e alegaram roubo dos disjuntores que liga a bomba. Outras atividades foram mantidas, como ensaio musical do bloco e abertura de rodada de discussão sobre o futuro daquele logradouro público. Moradores da praça em situação de rua foram ouvidos, democraticamente. Na opinião dos sem teto que moram no lugar reclamam da falta de albergues na cidade. 
¨ Esse evento foi uma vitória pro bloco, porque vai abrindo nosso caminho de dar vida aos espaços públicos e construir novas relações com a cidade na base da alegria¨, diz representante do Raparigas.

Mais fotos
Moradores da praça em situação de rua se manifestam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário