terça-feira, 17 de novembro de 2015

RECLAMANDO DO CALOR E CORTANDO ÁRVORES.


No jardim São Geraldo em Montes Claros a construtora Via Sul está concluindo a construção de 180 apartamentos de 44 metros a serem vendidos pelo programa Minha Casa Minha Vida. Cada unidade habitacional é pouco maior que minha garagem, que sou o vizinho mais próximo. Podem serem chamados de ¨pombal¨ ou ¨Casa de Bonecas¨ esses ¨apertamentos¨.
No local havia uma chácara com mais de 50 árvores e em sua maioria frutíferas. Era a sede da fazenda que foi loteada para construção do bairro. Centenas de pássaros de todas as espécies moravam nessas arvores, mas o que chamava minha atenção era a grande quantidade de colibris. Muitos ninhos foram derrubados, com ovos e/ou filhotes. Uma família de saguis, em torno de 12, desapareceram e alguns passarinhos construíram seus ninhos em beirais dos telhados e orifícios nas paredes das construções vizinhas. Alguns passarinhos já nasceram em minha garagem em um ninho feito no orifício da laje onde tem as lâmpadas e em um ninho duplo feito por mim e pendurado no alto da parede, feito de madeira e com duas entradas.
Para minha família, e acredito que para todos que residem próximos a esse condomínio, os dias se tornaram muito mais quentes. Os blocos de cimento retém o calor do sol e o devolve ao ambiente durante toda a noite. O frescor das arvores e o canto dos pássaros ficaram na saudade, trocados pelo pseudo progresso. Resta-nos a adaptação sem reclamação da piora de vida e do calor infernal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário