sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

SANTA CASA REALIZA CIRURGIA INÉDITA PARA RETIRADA DE TUMOR CEREBRAL


As equipes de Neurocirurgia e Anestesiologia da Santa Casa de Montes Claros realizaram, com sucesso, cirurgia inédita na região. O procedimento, denominado Craniotomia com Paciente Acordado (Awake Craniotomy), foi realizado em uma paciente de 35 anos, em tratamento de um tumor no cérebro há dois anos.
A cirurgia é indicada em casos de pacientes que apresentam neoplasias malignas no cérebro e em casos de epilepsias. No caso específico da paciente, o procedimento foi realizado para retirada de um tumor no cérebro localizado na área da fala, o que torna a cirurgia mais arriscada, devido a possibilidade de perda da capacidade de falar (afasia).
O procedimento teve a duração de três horas e foi conduzido por equipe formada pelo Anestesista Erickson Miranda, pelo Neurofisiologista Marcos Camarinha, pela Neuropsicóloga Danielle Resende e pelo Neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago.
O Neurocirurgão César Felipe explica que a técnica consiste em abrir o crânio do paciente para a retirada do tumor. Durante o processo, o paciente é acordado da anestesia e recebe monitorização por meio do equipamento chamado Potencial Evocado Somasensitivo, que proporciona segurança e evita a ocorrência de sequelas. Ele destaca o papel do anestesiologista, que controla e monitora todos os parâmetros vitais do paciente durante a cirurgia.
O médico ressalta que, enquanto o tumor é retirado, o neurofisiologista e a neuropsicóloga conversam com o paciente, em tempo, real, realizando testes de linguagem e fluência verbal, visando evitar danos na área operada.
“Nesses casos, o benefício é conseguir atingir, de maneira precisa, o alvo da retirada do tumor, preservando a funcionalidade e a vida de quem é submetido à técnica”, afirma. 

ANA MARIA SANTOS
ANA PAULA PAIXÃO
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário